Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Após multa recorde, Google vai fazer usuário escolher navegador padrão na Europa

Por| 04 de Abril de 2019 às 08h57

Link copiado!

Após multa recorde, Google vai fazer usuário escolher navegador padrão na Europa
Após multa recorde, Google vai fazer usuário escolher navegador padrão na Europa
Tudo sobre Google

A Google vai forçar o usuário a escolher seu navegador no smartphone na Europa. A decisão vem após polêmicas que acusam a gigante de monopólio de vender os aparelhos Android já com Google Chrome como navegador padrão, o que fere as leis antitruste do continente.

Em julho do ano passado, a Google recebeu uma multa recorde de 4,34 bilhões de euros em decisão da Comissão Europeia. Os motivos foram casos em que a gigante teria obrigado quaisquer fabricantes de smartphone Android a colocarem o Chrome como navegador e o mecanismos de busca do Google como padrões. Em troca, a companhia concedia licença de uso da Play Store para estes modelos.

O montante foi suficiente para fazer com que a empresa modificasse sua atitude para não levar outra sanção regional. “Agora, nós vamos além para garantir que donos de smartphones Android saibam sobre a gama de opções de navegadores e mecanismos de pesquisa disponíveis para download em seus smartphones. Isso significa perguntar a usuários existentes e de novos aparelhos Android na Europa sobre quais navegadores e apps de pesquisa gostaria de usar”, informa a nota de Kent Walker, vice-presidente de relacionamento global da empresa.

Como isso será feito? Através da Google Play. O site 9to5Google observou que já há linhas de código na nova versão da loja que mostra mostra o texto que deve aparecer no pop-up em que o usuário precisa escolher entre seu navegador e buscador de preferência. Na lista, estão Firefox, Microsoft Edge e Opera, como navegadores; e DuckDuck Go e Bing para os buscadores.

Continua após a publicidade

A empresa deve adicionar essa opção em breve para novos aparelhos, sendo que eles devem deixar de vir com o Chrome já instalado. Assim, quando for entrar em um browser, vai precisar buscar por um na Play Store.

Até o momento, a Google não se mostrou interessada em levar a iniciativa para fora da Europa, única região na qual ela teve problemas com isso.

Fonte: Google, 9to5Google