Publicidade

Acordo de até US$ 12 bi entre Google e Apple é alvo de ação do governo dos EUA

Por| 26 de Outubro de 2020 às 18h15

Link copiado!

Reprodução:  Brett Jordan
Reprodução: Brett Jordan

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos está movendo uma ação relativa a monopólio contra gigantes do país, como Google, Apple e outras. Em relação a estas duas, o foco pode ser o acordo entre elas para manter o buscador do Google como ferramenta padrão no iOS.

O órgão entrou com um processo contra a Apple, acusando que a prática configura um monopólio. A ação tem como base uma matéria do New York Times que apontava, em 2017, que o Google paga aproximadamente US$ 12 bilhões para a Apple para ter seu buscador como padrão no iOS. Segundo a reportagem, isso seria entre 14% a 21% da receita anual da Apple.

A acusação do Departamento de Justiça ainda aponta que metade do tráfego de buscas do Google vem de aparelhos iOS, sendo que, perder este acordo, seria um problema gigante para a companhia. Para o Departamento de Justiça, o acordo é visto como “uma rara união de rivais”.

Continua após a publicidade

Assim, o processo do Departamento de Justiça pode representar um risco para ambas companhias, tanto para a Google que poderia perder parte do seu tráfego de buscas, quanto Apple vendo até 21% da sua receita sendo ameaçada.

Fonte: New York Times