Valve explica porque Half-Life 2: Episode Three não existe
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

Com o 20º aniversário de Half-Life 2, a Valve trouxe diversas novidades para o público, como a disponibilidade gratuita do jogo e também um documentário - que revela a razão de nunca termos visto um “Episode Three” dentro da saga.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Avowed recebe data de lançamento, veja os requisitos
- Rússia ameaça banir o jogo STALKER 2: Heart of Chornobyl
De acordo com o presidente da companhia, Gabe Newell, um novo capítulo nunca foi produzido porque não queriam apenas trazer uma continuação para a narrativa.
“Isso é fugir de suas obrigações com os gamers. Claro que eles amam a história. Eles amam muitos aspectos dela, mas dizer que esta é a razão de fazer, só porque as pessoas querem saber o que ocorre em seguida… nós poderíamos ter feito. E não seria tão difícil assim. Meu fracasso pessoal é ter ficado perplexo. Não pude visualizar como fazer Half-Life 2: Episode Three moveria as coisas adiante”.
Newell também admite que um novo episódio do jogo não traria os principais valores da franquia para os jogadores.
“Eu acredito que Half-Life 2 representa uma ferramenta que temos e uma promessa que fazemos aos consumidores de investir em inovação e oportunidades de construir uma experiência de jogo que eles não tiveram envolvidos antes, eu acho que não há atalhos para essas oportunidades que encaramos como indústria”, disse o presidente da Valve.
Mudanças em Half-Life 2
A Valve também trouxe uma pequena atualização para Half-Life 2, alterando alguns aspectos da experiência original. Grande parte das mudanças adicionadas ao jogo são gráficas. O jogo recebeu o modo “Qualidade Alta”, por exemplo, que permite a exibição de mais detalhes visuais.
Também ocorreram melhorias em relação ao Steam Deck, adaptando o jogo para exibir menus e recursos de maneira aprimorada no console portátil.
Para celebrar o aniversário de 20 anos, a NVIDIA também está trazendo uma placa de vídeo GeForce RTX 4080 Super personalizada de Half-Life 2 - com a presença do logo da franquia e a imagem de Gordon Freeman, o protagonista da história.
Vale notar que a companhia não venderá a GPU, mas a sorteará em ação organizada no X (antigo Twitter). Como apenas um modelo foi produzido, é bom torcer bastante para a sorte estar do seu lado dentro das normas estabelecidas para concorrer ao componente.
Leia outras matérias do Canaltech: