Valve cria Steam Labs, um espaço experimental para descoberta de jogos

Por Wagner Wakka | 12 de Julho de 2019 às 12h39
Tudo sobre

Valve

Saiba tudo sobre Valve

Ver mais

A Valve está tentando resolver um dos principais problemas do Steam: a quantidade gigante de jogos e informação que simplesmente soterra a maioria dos usuários. A empresa lançou o Steam Labs, uma plataforma em que apresenta ferramentas novas para ajudar usuários a encontrar jogos.

A nova proposta traz para o usuário três ferramentas, sendo que a empresa deve lançar outras em caráter de experimentação. “Todos os anos, criamos uma série de experimentos sobre métodos de descoberta, vídeo, aprendizagem de máquina e mais. Sabe quem achamos que iria gostar de vê-los? Todo mundo! Pela primeira vez você pode conferir, compartilhar e destruir os experimentos”, explica a campanha,

Vamos a elas.

Tinder dos games

Foto: Divulgação/Valve

A primeira proposta é chamada de Micro Trailers. O sistema lança ao jogador uma apresentação de seis segundos de um game, sendo preciso indicar se você gostou ou não do que viu.

A ferramenta vem de um app até então não-oficial em que usuários podiam fazer exatamente esta seleção automatizada. A Valve contactou o próprio criador da função para oficializá-la dentro do Steam Labs.

Interatividade

Foto: Divulgação/Valve

Outra proposta da plataforma é o Recomendador Interativo. “Este experimento analisa quanto você jogou cada jogo na sua biblioteca e usa a magia da aprendizagem de máquina para recomendar jogos que você possa curtir”, explica a empresa.

Aqui, o usuário tem algumas barras em que pode apresentar níveis mais refinados de categorias de jogos que quer encontrar.

As perguntas são bastante objetivas e permitem sempre escolher entre duas opções, seja algo mais de nicho ou popular, recente ou mais antigo. No final, a ideia é que o resultado seja uma lista de até 30 games que possam interessar ao jogador.

Automação

Foto: Divulgação/Valve

A última ferramenta se chama Programa Automático. “Ele é como um desses canais de compras de TV a cabo — sem os panos de tecido ultra-absorvente”, conta a Valve.

A ideia é que a cada dia um bot crie um vídeo de 30 minutos em que apresenta uma dezena de jogos em destaque na plataforma. A empresa, contudo, ainda não informou como que este robô vai ser programado para escolher o que é efetivamente destaque.

Outras ferramentas devem ser adicionadas ao Steam Labs em breve.

Fonte: Valve

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.