Steam agora tem uma tag que une todos os jogos LGBTQ+ da plataforma

Por Wagner Wakka | 22 de Junho de 2019 às 18h30
Captura/Steam
Tudo sobre

Valve

Saiba tudo sobre Valve

Ver mais

A Valve finalmente adicionou uma tag LBGTQ+ no Steam. Por mais simples que possa parecer o movimento, foi com as tags que a plataforma passou a ser direcionada. Desde que o serviço se tornou um espaço quase aberto para publicação, muitas pessoas buscam pelos seus jogos somente com elas.

Segundo desenvolvedores compartilharam com o Kotaku, atualmente há uma centena de tags que um produtor pode colocar em seu game, sendo que as 15 maiores determinarão onde o título pode aparecer.

A movimentação também veio em resposta a páginas que antes poderiam ser criadas por desenvolvedores. No ano passado, por conta de problemas com outros tipos de tags, a Valve derrubou a possibilidade. Assim, o conjunto que unia todos os LGBTQ+ também foi tirado do ar.

A nova página está no ar desde esta quinta-feira (20) e apresenta todos os jogos que desenvolvedores incluíram nesta tag. A mudança veio logo após o desenvolvedor chamado Yitz exigir que tivesse uma tag dessas para enquadrar seu novo game, o The Dark Tower. Por e-mail, a Valve disse a ele que estava aberta a sugestões.

“Pensei que seria apropriado adicionar uma tag LBGTQ+ ou mesmo uma de diversidade. Para a minha surpresa, tais tags não aparecem nas opções. Nem nada parecido.O mais perto de diversidade que achei foi protagonistas femininas”, escreveu no Steam.

Diante de comentários negativos, ele então foi buscar conselho de desenvolvedores LGBTQ+ sobre se a tag seria bem-vinda. A resposta foi positiva, mas levantava alguns receios como o de que usuários preconceituosos pudessem usar o espaço para espalhar ódio. “As pessoas vão ser escrotas, não importa o que acontecer. A tag é importante”, apontou um desenvolvedor chamado NOHuA.

Por conta do debate, um funcionário da Valve respondeu a Yitz informando que a tag seria adicionada na plataforma mundialmente. Junto disso, ele enviou uma foto do hub novo com a tag como prova.

“Fiquei feliz que o Steam respondeu tão rápido a este pedido e eu espero que eles continuem a ser mais abertos a mudanças no futuro”, finalizou o desenvolvedor.

A página que reúne os games LGBTQ+ pode ser acessada no Steam.

Fonte: Kotaku

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.