Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Desenvolvedores indie já estão trocando a Steam pela loja da Epic

Por| 12 de Dezembro de 2018 às 07h50

Link copiado!

Desenvolvedores indie já estão trocando a Steam pela loja da Epic
Desenvolvedores indie já estão trocando a Steam pela loja da Epic

A iminente chegada da Epic Games Store, anunciada na última semana pelo estúdio responsável por Fortnite, já começa a causar tremores na indústria dos jogos: segundo um relato da PC Gamer, alguns desenvolvedores independentes já estão propositalmente atrasando ou até mesmo abandonando o lançamento de seus jogos na Steam em favorecimento ao novo marketplace, que deve ser lançado no início de 2019.

O motivo para isso, segundo a publicação, é o de que a Epic Games promete que seu marketplace exigirá “apenas” 12% do faturamento de vendas de jogos feitas em sua plataforma. O padrão da indústria — estabelecido pela Valve e a Steam — é de 30%.

A PC Gamer cita três jogos que já trazem mudanças em sua programação: o jogo de construção de bases e fábricas Satisfaction abandonou a Steam e estará disponível apenas via Epic Games Store. Já Rebel Outlaw e Genesis Alpha One, dois jogos com mais foco na ação, terão exclusividade temporária antecipada no mesmo local, ou seja, até sairão nas duas lojas, mas chega antes na Epic. Os desenvolvedores desses jogos já confirmaram as alterações.

Continua após a publicidade

"Antes da Valve e a sua divisão de 70/30, era bem difícil ser um indie, tanto em termos de compartilhamento de royalties como na habilidade de vender as coisas sem uma publisher”, disseram os desenvolvedores por trás de Rebel Outlaw. “Nós todos agradecemos à Valve por usar de sua influência para fazer isso acontecer e nos trazer à era a qual pertencemos hoje. Acreditamos ser seguro dizer que um amplo percentual dos jogos feitos hoje não existiriam sem eles".

"Agora a Epic está usando a sua influência para levar as coisas ainda mais adiante, para uma divisão 88/12. Essa é uma outra nova camada de desenvolvedores que poderá sobreviver. O único jeito de isso tomar tração é com a oferta de um conteúdo exclusivo e nós estamos dispostos a sermos os canários dentro da mina”. Rebel Outlaw ficará apenas na Epic Games Store por um ano inteiro, antes de chegar à Steam.

Alguns outros jogos ou seguirão o mesmo padrão, deixando a Steam; ou manterão páginas em ambas as plataformas: Ashen, Outer Wilds e Maneater seguem listados em ambos os lados. Já Hades, o próximo jogo vindo pelos desenvolvedores de Bastion, será exclusivo da Epic Games Store.

Fonte: PC Gamer