Publicidade

B-R5RB, a guerra que mais gerou perdas financeiras na história dos games

Por  | 

Compartilhe:
B-R5RB, a guerra que mais gerou perdas financeiras na história dos games
B-R5RB, a guerra que mais gerou perdas financeiras na história dos games

Quem nunca sonhou em viajar pelo o espaço e explorar os segredos do universo? Apesar de isso não ser possível na vida real, a desenvolvedora CCP permitiu às pessoas saborearem um pouco dessa experiência com EVE Online, jogo lançado em 2003. O título permite que as pessoas consigam explorar, extrair minérios, formar alianças, além de uma série de outras atividades que conseguimos realizar no mundo real, como aplicar golpes. Talvez por isso o jogo foi palco de uma das batalhas mais épicas da história dos games, conhecida como a guerra de B-R5RB, que ficou marcada como a guerra que gerou mais prejuízos financeiros. 

Antes de explicar o que foi essa guerra, é importante frisar alguns pontos. Primeiro: dentro do mundo de EVE Online, um único jogador não consegue realizar um grande feito sozinho. Portanto, elas se juntam para criar empresas (Corp), que se juntam para formar alianças, que unem suas forças para estabelecer as coligações. Assim como no mundo real, existem rixas e brigas entre os grupos do jogo e o N3PL e a coligação russa (ou CFC) eram dois grandes rivais que estavam em constante briga. 

O segundo ponto a ser destacado é que os jogadores conseguem viajar através dos mapas do jogo e dominar territórios, aumentando a extensão de terras para as suas respectivas coligações. O único porém é que, para manter a posse desses territórios, elas precisam pagar impostos aos NPCs do jogo periodicamente. É exatamente aqui que entra o supracitado B-R5RB, um planeta pertencente a N3PL que servia para atracar as naves espaciais mais poderosas do grupo e local estratégico para a tomada de decisões e de ações. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No entanto, por algum motivo o responsável pelo pagamento dos impostos acabou esquecendo do seu compromisso e o B-R5RB acabou se tornando um planeta livre, sem dono. Normalmente, nesses casos, os jogadores só precisam enviar as unidades de domínio planetário e esperar que ele volte à sua posse. Mas, como dito anteriormente, esse era um local estratégico para a N3PL e, como tal, era também um ponto-chave para a coligação russa obter a vitória sobre o seu rival.

Obviamente, o N3PL enviou suas tropas para reaver o planeta mas, demoraria certo tempo até a conclusão desse procedimento. De olho nessa chance, os russos se organizaram de forma rápida e, de surpresa, começaram uma guerra para obter o controle sobre o planeta. 

Tendo as suas estações espaciais e suas naves mais importantes sendo alvejadas por ataques fervorosos, o pessoal do N3PL teve de enviar os seus membros e suas tropas mais fortes que estavam por perto para reconquistar o local. De um lado, os membros do CFC destruíam tudo de forma organizada e avassaladora. Do outro, os ex-donos do B-R5RB enviavam mais e mais suporte na esperança de evitar o pior. 

Após várias e várias investidas mortais, o N3PL acabou não conseguindo aguentar a pressão e optou por mandar iscas para as linhas frente da batalha para conseguir ganhar tempo para que seus membros mais fortes e as naves mais caras pudessem fugir. Essa preocupação em conseguir salvar as naves estava associada ao fato de que era extremamente caro e demorado conseguir construir uma delas, levando meses para que tudo ficasse pronto. Ou seja, uma nave destruída significaria meses de dinheiro jogado fora, bem como indicava um gasto futuro imenso para reconstruir todos eles. 

No entanto, os jogadores do CFC eram tão organizados que haviam plantado espiões dentro do grupo rival e ficaram sabendo, de antemão, para onde eles estavam planejando fugir. Como não poderia ser diferente, eles atrapalharam a fuga dos membros e das naves do rival e acabaram com qualquer esperança. 

Tendo a sua rota de fuga bloqueada, além de ter inimigos com sede de sangue à sua frente, o N3PL não teve outra opção a não ser de, durante mais 7 horas, usar todas as naves (até mesmo as mais caras) para lutar contra os russos e tentar obter algum resultado. Após muita destruição, emboscadas e matanças, a guerra foi finalizada após longas 21 horas e só porque iniciou-se uma manutenção preventiva no servidor. 

Continua após a publicidade

De acordo com a CCP, essa não foi a batalha que teve a maior participação dos jogadores, mas foi a que mais quebrou recordes de batalhas do jogo. Isso pode ser notado pelo fato de terem sido destruídos quase 5 vezes mais titãs (as supracitadas naves caras que demoram meses para serem construídas) do que o recorde anterior.

A desenvolvedora divulgou, através do blog oficial do jogo, que participaram, no total, 55 alianças, 717 Corps e 7548 jogadores na batalha de B-R5RB. Quanto às naves, se tornaram poeira espacial 75 titãs, 13 super carriers, 370 dreadnaught e 123 carriers. Esses números podem não impactar muito num primeiro momento, mas isso muda de figura quando damos uma olhada no valor total do prejuízo que foi gerado aqui: um trilhão de ISK, a moeda de EVE Online. Ainda não ficou surpreso? Bem, esse mesmo valor, quando alterado para dólares americanos, equivale a incríveis US$ 330 mil — ou cerca de R$ 1,3 milhão. Tudo torrado numa batalha online.

Em homenagem à essa guerra histórica, a desenvolvedora decidiu tornar permanente os destroços das naves destruídas em B-R5RB, imortalizando o feito no mapa para que qualquer usuário pudesse ter uma visão do que foi esse banho de sangue espacial. Bem, para o N3PL, que saiu perdedora dessa briga, deve ser bastante constrangedor ver as provas da derrota de uma guerra que começou por ter esquecido de pagar os impostos.

Continua após a publicidade

Fonte: EVE OnlineNamuCarbon BlackInvenIndians