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Até 2023, China terá mais PC gamers do que os EUA terão de habitantes

Por| 07 de Maio de 2019 às 08h22

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(Imagem: Reprodução/ChinaDaily)
(Imagem: Reprodução/ChinaDaily)

Apesar de 2018 ter sido marcado por fortes regulamentações e proibições por parte do governo, o mercado chinês de jogos para PC vem mostrando uma resiliência praticamente inédita. Segundo levantamento da empresa de consultoria de mercado Niko Partners, a estimativa é que, até 2023, o setor tenha cerca de 354 milhões de PC gamers no país — mais do que toda a população dos Estados Unidos.

De acordo com o estudo 2019 China PC Online Games Market Report, o mercado de jogos para PC na China chegou ao valor de US$ 15,21 bilhões em 2018, com um total de 312,4 milhões de jogadores. Destes, 79,7 milhões que gastam dinheiro em seus jogos, seja por aquisições diretas, assinaturas ou microtransações. Todo o mercado de jogos dos EUA — ou seja, não somente PCs, mas consoles e mobile — gerou receita de pouco mais que US$ 30 bilhões.

As informações foram recebidas com surpresa por especialistas no mundo todo: o número alto foi uma revisão de estimativa para menos. A Newzoo diz que, devido a certas movimentações governamentais no setor, a expectativa de receita foi reduzida, ou seja, poderia ser bem maior do que US$ 15 bilhões.

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Isso porque, no início de 2018, o governo chinês proibiu a criação, desenvolvimento e licenciamento de novos jogos. O licenciamento por parte das autoridades é obrigatório, segundo a lei chinesa, para que títulos sejam monetizados de qualquer forma. A situação só foi resolvida um ano depois, no primeiro trimestre de 2019, quando o governo estabeleceu uma série de novas regras que proíbem certos tipos de conteúdo nas produções.

Mais além, é importante ressaltar que, embora algumas plataformas sofram restrições governamentais (como é o caso da Twitch), outras acabaram passando sem grandes problemas. A Steam, por exemplo, permite que os jogadores chineses consigam obter títulos que jamais seriam adquiríveis normalmente pelo varejo local. Isso com certeza deve ter impulsionado as vendas e, consequentemente, o valor de receita.

Cerca de 24% dos usuários do Steam tem o idioma ajustado para o chinês, e o país é a maior fonte de tráfego de download para a plataforma da Valve. Segundo informações publicadas no começo do ano, a Tencent, dona do game PlayerUnknown’s Battlegrounds, disse que 53% da sua receita de 2018 (US$ 920 milhões) veio da China.

Alguns outros dados interessantes do mercado chinês de games para PC incluem:

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  • Jogos estrangeiros são responsáveis pela geração de 60%, aproximadamente, da receita do mercado de jogos para PC chinês em 2018
  • A China tem 138 mil cybercafés
  • O setor de eSports é o maior responsável pelo crescimento do mercado de PCs chinês, com receita de US$ 6,3 bilhões em 2018, sendo responsável por 41,4% da receita advinda de jogos online. Segundo projeções, deverá atingir a marca de US$ 9,3 bilhões até 2023

Fonte: PC Gamer; Niko Partners