Você agora pode brincar com o jogo da cobrinha da Nokia pelo Facebook
Por Patricia Gnipper | •

No comecinho dos anos 2000, os celulares Nokia (que ficaram conhecidos como "tijolão") traziam uma versão altamente viciante do jogo da cobrinha. Presente nos icônicos modelos Nokia 6110 e 3310, o game "casou" tão bem com o celular que virou um dos grandes atrativos dos aparelhos que o traziam de fábrica. Mas a cobrinha ficou esquecida anos depois, com a chegada de dispositivos mais modernos que, por sua vez, abrigavam jogos mais complexos e com gráficos aprimorados para a época.
Mas a HMD Global, atual dona da marca Nokia, não quer que o Nokia Snake faça parte apenas do passado: a empresa está lançando filtros e um jogo de realidade aumentada no Facebook, alimentando a nostalgia das pessoas que ficavam com dor nos dedos de tanto apertar as teclas do celular com o jogo da cobrinha.
O primeiro filtro adiciona uma máscara digital ao rosto do usuário, que ganha uma cobra pixelizada em sua cabeça. A máscara acompanha os movimentos de sua cabeça — e se você mostrar a língua, uma língua de cobra gigante igualmente pixelizada é exibida em sua boca.
Já o game de realidade aumentada permite que o usuário jogue uma versão atualizada do Snake, bastando apontar a câmera para o chão e tocar no botão de iniciar o jogo. Contudo, quem (assim como nós) já teve a oportunidade de conferir a versão de 2018 do jogo da cobrinha, ficou um pouco decepcionado por achar os controles lentos e pouco responsivos. E o game usa a câmera traseira do celular para funcionar (projetando a cobrinha e as maçãs a serem devoradas no chão de sua casa), mas aí há um bug: em nosso teste, em vários momentos a câmera frontal era ativada repentinamente, mesmo sem que tenhamos clicado no ícone para alternar câmeras. Com isso, o game é interrompido e quem quiser jogar mais precisa começar tudo do zero.
Outro problema é que tanto o filtro quanto o jogo não aparecem, ainda, listados no aplicativo do Facebook. Mas a boa notícia é que dá para dar um "jeitinho" e acessá-los mesmo assim. Para isso, acesse a página de camera effects do Facebook para habilitar a Snake Mask, e também acesse a outra página do camera effects com o Snake AR Game. Ao ativar ambos, uma notificação aparece em seu app do Facebook permitindo o acesso ao filtro e ao jogo.
Fonte: Phone Arena