Tencent cria versões patrióticas de PUBG Mobile para lançar jogo na China
Por Wagner Wakka | 08 de Maio de 2019 às 11h51
No geral, a China é um mercado fechado para cultura externa e isso inclui games. Por conta disso, é preciso aprovação do governo para lançar um game por lá. A Tencent, maior publicadora de games do mundo buscava há tempos lançar PUBG Mobile no país. Contudo, após várias negativas do governo, a empresa resolveu apostar em alternativas.
Segundo a Reuters e o Financial Times, ambos em contato com pessoas próximas à empresa, a Tencent agora vai apostar em outros dois títulos para serem os carros-chefes da marca nos smartphones chineses. São eles Heping Jingying e Game For Peace.
Os dois games têm conteúdo patriótico, numa tentativa da Tencent de obter a aprovação do governo. Heping Jingying, aliás, já foi liberado por conter um tributo a forças armadas do país na luta contra o antiterrorismo local. Ainda, apesar do mesmo tema e estilo, ele não conta com sangue nem tanta violência, permitindo que usuários menores possam jogá-lo.
Já Game For Peace é supostamente uma versão idêntica a PUBG Mobile, mas com uma cara patriótica, levando personagens asiáticos a lutarem pelo seu país. No site da empresa, o jogo é descrito como um tributo às forças aéreas da China. Contudo, em vídeo de apresentação do game, é possível ver que ele é só uma cópia da versão original de PUBG Mobile para burlar a censura chinesa.
Segundo nota da Reuters, PUBG Mobile conta com 70 milhões de usuários ativos na China, mas deve perder esse número com a proibição. Assim, o novo título, caso absorva esse público, pode levantar a receita da empresa de US$ 1,18 bilhão para US$ 1,48 bilhão no ano. Ao menos é o que a companhia espera.
Fonte: Reuters, Finantial Times