5 jogos para testar a memória e se divertir

5 jogos para testar a memória e se divertir

Por Rodrigo Folter | Editado por Bruno Salutes | 20 de Agosto de 2021 às 21h00
LightFieldStudios

Jogos eletrônicos constantemente apresentam problemas que precisam ser resolvidos, exercitando nossa capacidade de resolução de conflitos. Seja em complexos RPGs ou jogos casuais, somos apresentado em ambientes assim, portanto os jogos podem ser aliados no aprendizado e na melhora de diversas qualidades, uma delas nossa capacidade de memorizar objetos.

Hoje traremos algumas opções de jogos da memória que pode encontrar em seu aparelho, testar sua habilidade e melhorará-la em um ambiente acessível e altamente intuitivo. Com grande valor educativo para crianças, e também para adultos, esses jogos servem como complemento de ensino e garantem bastante diversão.

Memória Xalingo

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito
  • Tamanho: cerca de 20 MB para Android e 70 MB para iOS (versão 1.0)

A loja de brinquedo Xalingo, focada no público infantil, busca investir nos meios virtuais para levar jogos educativos aos mais diversos públicos. Seus jogos são todos gratuitos e cada um focado em um tipo de aprendizado e treinamento específico. O jogo padrão apresenta várias cartas espalhadas pelo cenário e quando descobertas, uma curiosidade aparece para o usuário.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A pontuação do jogo é baseado conforme a quantidade de cliques usados pelo jogador, logo quanto menos cliques mais pontos. O jogo se mantém atrativo pois a cada novo começo as cartas são embaralhadas de forma diferente, então não é possível memorizar exatamente onde estão para melhorar sua pontuação.

Existe também uma outra versão de jogo da memória focado em esportes, seguindo a mesma linha de pensamento ao apresentar curisoidades após realizar a combinação das peças. Os jogos da Xalingo para celular foram uma descoberta positiva que ainda não contam com grande número de downloads, mas merecem ser conhecidos por mais pessoas.

Descubra curiosidades sobre as cartas que encontra o par nesse jogo da memória da Xalingo Brinquedos (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Memo Match

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito (compras internas opcionais)
  • Tamanho: cerca de 30 MB para Android e 90 MB para iOS (versão 1.87 para Android e 1.10 para iOS)

Através de três modos de jogo, a Branded Brothers traz esse jogo da memória que une o clássico jogo de descobrir pares com um sistema de conquistas e a possibilidade de jogar um modo história com fases cada vez mais difíceis, um jogo rápido com simples customização e também desafiar um amigo para um jogo a dois.

O modo rápido e a dois possibilitam ao jogador selecionar o tema das cartas e qual o tamanho do tabuleiro, aumentando a dificuldade. Na versão gratuita existem sete diferentes temas, incluindo um que homenageia clássicos jogos eletrônicos, e outros pacotes podem ser adquiridos internamente para os jogadores que se cansarem dos que vêm como base.

O modo single player conta atualmente com 240 níveis progressivamente mais complexos, com a possibilidade de fazer combos ao acertar duas ou mais combinações em sequência e sua pontuação é apresentada baseado no tempo que levou para acertar todos e a quantidade de tentativas. É um jogo da memória leve e recheado de conteúdo.

Escolha o modo de jogo e customize sua experiência com esse jogo da memória da Branded Brothers (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Picture Match

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito (compras internas opcionais)
  • Tamanho: cerca de 10 MB para Android e 40 MB para iOS (versão 2.4 para Android e 1.0 para iOS)

A Alcama Soft entrega com Picture Match uma boa opção de jogo da memória casual. A produtora é conhecida pela criação de jogos gratuitos para aparelhos móveis, com ênfase em jogos casuais mesclados com testes para treinar diferentes habilidades. Além desse título, também é possível encontrar versões de Sudoku ou Solitário no site oficial.

Picture Match se divide em jogos com tempo e sem tempo, além da dificuldade normal e difícil. Ao começar uma partida o jogo te dá cinco segundos para memorizar as cartas e um tempo limite para resolver a fase, caso não consiga é obrigado a tentar novamente com novas peças, geradas de forma aleatória pelo título.

O jogo não conta com um modo de dois jogadores, mas é possível jogar sem rede. Com 60 fases, atualmente, o jogo trabalha de forma simples para trazer o jogador de volta ao deixar salvo seu recorde e possibilitar a quebra em uma nova tentativa. É outro jogo leve para o seu celular e que promove um ambiente divertido para treinar sua memória.

Escolha a dificuldade e resolva as fases no tempo limite para ir adiante nesse jogo da memória da Alcama Soft (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Train Your Brain - Reasoning

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito (compras internas opcionais)
  • Tamanho: cerca de 90 MB para Android e 100 MB para iOS (versão 0.8 para Android e 1.5 para iOS)

Diretamente da Espanha, o título é uma plataforma com diversos jogos para testar nosso cerébro de diversas formas, desde quebra-cabeças que trabalham a atenção, até alguns que testam seu raciocínio. Mas onde a produção brilha são nos seus diferentes tipos de jogo da memória, alguns fugindo do tradicional jogo de cartas.

Com oito jogos nessa categoria, os jogaodres podem escolher entre o tradicional claro, mas também outros diferentes como ser um pizzaiolo que precisa decorar os ingredientes antes de colocar o recheio na pizza. Como qualquer jogo, a dificuldade cresce de forma gradual, precisando de mais ingredientes para a pizza, decorar caminhos mais complexos ou ter maior números de cartas para.

A produtora trabalhou pesado e entregou trinta fases em cada modo de jogo da memória, disponível em vários idiomas e pensado com auxílio de médicos especilizados para treinar de forma eficaz a área cognitiva do seu cerébro de forma lúdica.

Escolha entre as diversas opções e divirta-se enquanto treina sua memória em centenas de fases (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Educational Memory Game

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito
  • Tamanho: cerca de 110 MB para Android e 130 MB para iOS (versão 1.0)

Outra opção de jogo da memória que pode encontrar vem da produtora Apps Bergman, focada em criar conteúdo educativo para ser utilizada por toda a família. Seu jogo da memória é uma experiência bastante interessante por apresentar uma quantidade enorme de cartas e tradução completa em português, facilitando o acesso.

O jogo conta com excelente dublagem em português, visual atrativo e sons divertidos, criando a atmosfera perfeita para o aprendizado infantil. Cada vez que a carta é visualizada a narradora fala a imagem que aparece, ajudando a criança a associar imagem e som de animais, frutas e diversos outros temas.

Diponível em três idiomas, o jogo serve como ensino infantil e também para praticar escuta e pronúncia para os adultos, aumentando a dificuldade de forma gradual até chegar a 18 cartas, modo mais difícil. Vale a pena testar e aprender com esse título educativo.

Embarque nesse jogo da memória que ajuda no ensino infantil e em outros idiomas (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Qual jogo da memória mais utiliza? Conta para a gente nos comentários!

Fonte: Branded Brothers, Alcama Soft, Tellmewow, Apps Bergman

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.