Free Fire | Conheça as principais gírias e jargões do jogo

Por Felipe Ribeiro | 07 de Novembro de 2019 às 12h00
Garena

Quem é mesmo fã de um jogo acaba ficando imerso em toda a sua cultura, consumindo produtos, participando de torneios e comunidades e, claro, decorando todos os jargões e gírias. Isso não é diferente com Free Fire, um dos games mobile mais jogados e baixados do planeta.

Com a proximidade das finais da Free Fire Pro League, que acontecem no sábado, dia 9 de novembro, no Rio de Janeiro, os ânimos estão cada vez mais acirrados e é natural que, durante o certame, ouçamos muitas expressões que geralmente quem não é familiar ao jogo se sentirá perdido.

Então, para facilitar, o Canaltech listou as principais gírias e falas importantes do jogo para você.

1. Airdrop

Tal qual já acontece em outros games, trata-se de uma caixa que cai no mapa periodicamente e que contém itens relevantes e que te ajudam nas partidas. Depois de lançada ao chão, ela emite uma luz para facilitar a localização.

O Airdrop te traz muitos itens em Free Fire/ Imagem: Divulgação

2. Arma branca

São aquelas armas que, basicamente, não são de fogo, como espadas, lanças e afins. Há, no entanto, um erro de tradução no game que coloca as espadas como "pistolas", mas tente ignorar isso.

3. BOOYAH

Imagem: Divulgação

Vença uma partida de Free Fire que essa expressão bem famosa aparecerá.

4. Bug do Capa

Esse bug permite que você consiga dar tiros na cabeça se agachando e atirando rapidamente praticamente sem defesa possível.

5. Call

Além de significar pura e simplesmente uma comunicação dentro do jogo, a palavra call também é usada em momentos estratégicos dentro da partida. Por exemplo: quando um jogador te falar "confie na call", é para apostar na jogada que está sendo executada e nas instruções em equipe.

6. Camper ou Zé Casinha 

Essa é uma expressão bem comum em jogos de tiro. O camper pode ser considerado um dos caras mais odiados de qualquer jogatina, pois seu modo de batalha é... ficar escondido.

7. Capa

Uma das maneiras de se falar "tiro na cabeça".

8. Dima

Jeito diferentão de falar "Diamante", uma das patentes mais altas no ranqueamento do jogo

9. EP

É o mesmo que Energy Points (ou Pontos de Energia, em português). Funciona como se fosse uma vida extra: os pontos acumulados ao consumir cogumelos ou por abates ao usar o personagem Miguel são usados para recuperar pontos de vida, até que esta seja completa ou que os pontos sejam esgotados.

10. Flanquear/"Franquear"

Basicamente é atacar lateralmente para surpreender os inimigos.

11. Fogueira

Antes de começar as partidas, você pode criar uma espécie de acampamento, comumente chamado de "fogueira", que cura o jogador e os aliados. Claro, ele só pode ser usado nos modos dupla ou esquadrão.

A fogueira pode curar você e seus aliados/ Imagem: Divulgação

12. HS

É o mesmo que Headshot (Tiro na Cabeça, em português).

13. HP

É o mesmo que Health Points (Pontos de vida, em português).

14. Killfeed

Quando muitas eliminações acontecem rapidamente, o termo usado é Killfeed.

15. Loot e Loot Box

Os loots em Free Fire são conhecidos por aqueles itens que ficam no chão e os jogadores os recolhem para utilizá-los como bem entenderem. Já as loot boxes são caixas que aparecem quando abatemos os inimigos.

16. Quiter

Bastante usado em outros games de tiro ou competitivos em geral, o quiter é aquela pessoa que dá o famoso "rage quit". O termo, claro, é originado da palavra quit, que significa sair ou desistir. Detalhe: ao fazer isso, o quiter nega os pontos para a equipe.

17. Zé Carrinho

Jogos de battle royale sempre têm aquele fujão e em Freer Fire não é diferente/ Imagem: Divulgação

Jogador que passa a partida somente nos veículos e "foge" do combate. Não é contra as regras, mas é mal visto pela comunidade.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.