Facebook abre plataforma Instant Games para todos os desenvolvedores

Por Ramon de Souza | 14 de Março de 2018 às 15h45
Tudo sobre

Facebook

Uma boa notícia para quem desenvolve joguinhos em HTML5: o Facebook finalmente liberou sua plataforma Instant Games para todos os interessados em usá-la. Originalmente lançada em 2016, a ferramenta estava até agora em beta fechado, restrita aos estúdios convidados. A partir de agora, porém, qualquer empresa ou pessoa poderá criar um “game instantâneo” — ou seja, que não precisa ser baixado ou instalado no celular. Os jogadores só precisam encontrar o título desejado no Messenger e tocar em seu ícone para iniciá-lo.

Os Instant Games são a grande aposta da rede social para voltar a ser uma referência em jogos online. Você deve se lembrar que, anos atrás, o Facebook possuía uma plataforma própria de games sociais — que, inclusive, costumavam encher a linha do tempo e central de notificações do internauta com conteúdos a respeito dos próprios. Porém, com a natural migração dos usuários para os dispositivos móveis (que não conseguem executar títulos em Flash), sua popularidade foi caindo, até que a plataforma foi esquecida de vez.

Exemplo de Instant Game do Messenger (Divulgação: Facebook)

O mais bacana de tudo é que o Instant Games permitirá que seus desenvolvedores monetizem sua obra com anúncios — em vídeo ou em fotos — do próprio Facebook. A opção de oferecer microtransações também está sendo discutida. Um dos primeiros títulos a usufruir da plataforma (Basketball FRVR) já foi aberto 4,2 bilhões de vezes, o que prova o sucesso comercial desse formato.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Fonte: Variety

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.