Como jogar de impostor em Among Us

Por Matheus Bigogno Costa | 30 de Setembro de 2020 às 10h30
(Imagem/Reprodução: Among us/ Steam)

Apesar de ter sido lançado em 2018, Among Us, game desenvolvido e publicado pela InnerSloth, se tornou um fenômeno entre os jogadores em 2020, batendo recordes de downloads em lojas brasileiras e de audiência na Twitch.

O game está disponível gratuitamente para dispositivos móveis (Android | iOS), em versão paga para PC (Steam) e reúne até 10 jogadores em uma nave, sendo até três deles impostores. Enquanto os jogadores realizam a manutenção da nave, os impostores devem sabotar e assassinar todos os tripulantes.

No entanto, ser o impostor em um jogo que envolve estratégia e sangue frio, não é uma tarefa assim tão simples. Se você caiu como impostor em uma partida, confira neste artigo uma lista de seis dicas que você pode utilizar para vencer!

O papel do impostor em Among Us

Diferente dos demais tripulantes da nave conhecida como The Skeld e de outros cenários do game (MIRA HQ e Polus Outpost), os impostores têm algumas habilidades especiais: eles podem matar outros tripulantes e sabotar os cenários.

Ser o impostor em Among Us não é tarefa fácil (Captura de tela: Matheus Bigogno)

O objetivo padrão de todo impostor é matar toda tripulação e evitar que as tarefas sejam totalmente concluídas. Além disso, eles podem transitar por partes da nave que nem todos os tripulantes possuem acesso, como os tubos de ventilação.

1. Finja que está realizando tarefas

Apesar de os impostores não terem que realizar as tarefas de fato, ainda assim, isso pode ser bastante útil para desviar a atenção. Mas, fique atento, pois algumas atividades são completamente visuais, como o scan da enfermaria e acertar os asteróides na sala de armas.

Não finja fazer uma dessas tarefas, pois, todos os usuários presentes naquela área vão saber que é mentira. Utilize o seu mapa para se guiar nas tarefas falsas e que não são visuais.

Realize tarefas falsas marcadas no seu mapa para poder despistar outros tripulantes (Captura de tela: Matheus Bigogno)

E, tão importante quanto fingir realizar tarefas, é criar álibis. Fique sempre perto de alguém que poderá corroborar que você estava no mesmo lugar que ele quando o corpo for reportado.

2. Crie uma distração sabotando o cenário

Uma das habilidades especiais dos impostores é a de sabotar o cenário. Esta mecânica é bastante importante para dividir a tripulação e gerar caos, pois, se algumas sabotagens não forem controladas, a partida será dada como perdida.

Sabote os itens do cenário para dividir os membros da tripulação (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Você pode sabotar o cenário de qualquer lugar, mas, evite ficar parado por muito tempo para não gerar muitas suspeitas. Não se esqueça: mesmo que você tenha sido descoberto e ejetado da nave, o seu fantasma continua vagando por lá e, ainda assim, você ainda continua com a habilidade de sabotar áreas.

3. Saia de cena usando os tubos de ventilação

Os impostores são capazes de entrar em áreas do cenário que não podem ser acessadas pelos tripulantes. Os tubos de ventilação, além de serem excelentes lugares para se esconder e evitar ser visto, podem ser um excelente meio de deslocamento.

Utilize os tubos de deslocamento para se esconder, ou se deslocar (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Tome cuidado e utilize esta estratégia apenas quando ninguém está olhando. Se você for flagrado entrando na ventilação, pode ser facilmente reportado como um impostor.

4. Cuidado com as câmeras de vigilância

O cenário possui várias câmeras espalhadas e os tripulantes podem, muitas vezes, ficar a espreita esperando o impostor aparecer, por isso, evite ao máximo realizar uma ação na frente das câmeras. Se a luz vermelha da câmera estiver piscando, isso indica que tem alguém assistindo.

Cuidado com as câmeras de vigilância, não faça movimentos próximo a elas (Captura de tela: Matheus Bigogno)

5. Reporte um corpo com sabedoria

Assim como os tripulantes, os impostores podem reportar os corpos encontrados no chão. Essa estratégia é excelente para desviar a atenção e evitar que digam que você é o culpado. Mas, utilize este artifício com sabedoria.

Reporte um corpo na metade da partida para frente (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Corpos reportados muito rapidamente e logo no início da partida podem levantar fortes suspeitas entre os membros da tripulação. Ganhe primeiro a confiança dos jogadores para poder reportar um corpo e ter menores chances de ser acusado.

6. Desvie a atenção no chat

Sempre que alguém reportar um corpo, será aberta a aba de chat para discussão do caso. Muitas pessoas perguntam logo de cara “Quem” e “Onde”, para facilitar o processo e entender melhor onde o corpo foi visto.

Diga que há tarefas restantes para você concluir (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Se alguém viu algo suspeito próximo do corpo, irá deixar isso bem claro no chat. Na maioria das vezes, os jogadores acabam comprando suspeitas mesmo sem embasamento algum. Contorne essa situação e diga que estava fazendo tarefas, ou diga que faltam algumas para serem concluídas.

Faça com que inocentes sejam ejetados para fora da nave (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Evite acusar alguém diretamente, pois o tiro pode sair pela culatra e as pessoas podem se voltar para acusar você. Com mais de um impostor fica fácil se utilizar disso para induzir as pessoas a seguirem o mesmo raciocínio, mas, sozinho acaba sendo mais difícil.

Agora que você conhece um pouco melhor algumas das estratégias para ser o impostor em Among Us, você pode pode conseguir a tão sonhada vitória! Se você está jogando o game, deixe nos comentários a sua opinião!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.