Vazamento mostra aparência de apps com o modo escuro no iOS 13

Por Thaís Augusto | 28 de Maio de 2019 às 16h00
divulgação
Tudo sobre

Apple

Saiba tudo sobre Apple

Ver mais

A Apple deve apresentar o iOS 13 na próxima segunda-feira (3) durante o evento anual Worldwide Developers Conference (WWDC). A expectativa é de que o novo sistema operacional da marca chegue com o modo escuro nativo e novas ferramentas para aplicativos como Lembretes e o Mail.

Na semana passada, um designer chegou a criar um conceito para demonstrar o visual do iOS 13 em iPads e iPhones, mas agora um vazamento revela o design exato de alguns recursos. As capturas de tela foram compartilhadas com o site 9to5Mac e divulgadas nesta terça-feira (28).

De acordo com as imagens, o modo escuro do iOS 13 poderá ser ativado por meio dos Ajustes do sistema ou por um atalho disponibilizado na Central de Controle, aba que permite acesso rápido a certos recursos. Com a ferramenta, usuários conseguem mudar o padrão de cores do sistema para reduzir o brilho do aparelho e amenizar o desconforto visual.

Na tela inicial, a única alteração perceptível é o Dock, uma área que mostra os aplicativos mais usados pelo usuário (ou os que ele escolheu estarem ali). Com o modo escuro, o fundo do Dock adota um tom escuro vibrante em vez do claro.

Vazamento mostra modo escuro no Dock, no app Música e na captura de tela do iPhone com o iOS 13 (Foto: Reprodução / 9to5Mac)

Ainda com o modo escuro ativado, o aplicativo Música exibe um tom verdadeiramente preto, e não o cinza-escuro escolhido por empresas como a Google. A cor apresenta uma boa aparência no dispositivo OLED e pode impactar a duração de bateria do aparelho – para melhor. Isso porque o visor OLED deixaria de usar energia para acender os pixels da tela.

Outra mudança da Apple altera a interface que aparece depois de uma captura de tela. Em vez de mostrar um fundo cinza com pequenas ferramentas de marcação na parte inferior, o dispositivo apresenta uma versão do wallpaper do usuário com ferramentas de anotação realistas. A mesma interface também foi redesenhada no iPad, mas também permitindo ao usuário que arraste os recursos de anotação pela tela.

O aplicativo Lembretes também está passando por uma reformulação no iOS 13 – a mudança deve alcançar até o macOS 10.15. No iPad, por exemplo, o novo aplicativo ganha uma barra lateral com caixas separadas em "Hoje", "Programado", "Sinalizado" e "Todos". Além disso, os usuários têm acesso a uma caixa de pesquisa e a uma coleção de listas.

Novo visual do app Lembretes (Foto: Reprodução / 9to5Mac)

Nesta nova versão do iOS 13, os aplicativos Find My Friends e Find My iPhone serão unificados. Em seu lugar, aparece o "Find My", que foi significativamente melhorado: além de incluir todos os recursos dos dois aplicativos, o aplicativo exibe um mapa que preenche toda a tela do dispositivo com duas guias: uma listando a família e os amigos do usuário e outra mostrando os próprios dispositivos da pessoa. Quando o modo escuro é ativado, o mapa tem a mesma aparência do Mapas no MacOS Mojave.

Logo do novo app Find My (Foto: Reprodução / 9to5Mac)

Depois do anúncio oficial do iOS 13, a primeira versão beta para desenvolvedor deve ficar disponível imediatamente, com o beta público sendo liberado nas semanas seguintes. No evento, a Apple também deve revelar as novas versões dos demais sistemas operacionais da marca. O Canaltech acompanhará a WWDC ao vivo e trará aos leitores todas as novidades em tempo real — o evento começa na próxima segunda-feira (3).

Fonte: 9to5Mac

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.