Modo Relaxar: como colocar atalhos de apps na tela do iPhone

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 25 de Maio de 2021 às 16h50
Imagem: Mateusz Dach/Pexels

O app Saúde do iPhone reúne diversos recursos interessantes para quem busca melhora a qualidade de vida. Entre seus principais recursos, como monitoramento de peso e controle de batimentos cardíacos (por um dispositivo externo), o Saúde também ajuda a monitorar a qualidade do sono e tem um recurso bastante útil para evitar distrações antes de dormir: o modo Relaxar.

Por meio desta ferramenta, o iPhone simplifica o bloqueio de tela e ativa o modo Não Perturbe automaticamente para evitar que você seja distraído por apps da tela inicial e receba notificações. O modo Relaxar é configurado na categoria de Sono do Saúde, ao programar a hora de dormir, e pode ser habilitado um pouco antes do horário de sono.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A tela bloqueada simplificada ainda conta com atalhos para aplicativos que você costuma acessar antes de dormir, como apps de música, meditação, ebooks, ou outro da sua escolha.

Abaixo, siga o passo a passo se você já usa o modo Relaxar e quer aprender como colocar novos atalhos na ferramenta. Lembre-se de que esse processo é feito na tela do modo Sono, portanto, no horário que você programou para relaxar e dormir.

Adicionando atalhos de apps no modo Relaxar

Passo 1: na tela do modo Relaxar, selecione a opção "Atalhos".

Toque no botão de "Atalhos" para adicionar um app - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 2: toque em "Editar" para adicionar ou, caso queira, remover um atalho.

No botão de Editar você terá acesso aos apps do atalho - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 3: selecione a opção "Adicionar Outro Atalho".

Remova um app do atalho ou toque em "Adicione Outro Atalho" para acrescentar à lista - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 4: a seção para adicionar atalho mostrará várias opções de aplicativos e categorias mais populares. Se você não achar o app que gostaria de acrescentar à lista, role a tela para baixo e toque em "Selecionar um App da Sua Biblioteca".

Caso não se interesse pelas sugestões, toque em "Selecione um App da Sua Biblioteca" - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 5: escolha o atalho para app que deseja adicionar e toque no ícone de "+" (adição).

Adicione os atalhos de aplicativos de acordo com sua preferência - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Retornando à tela inicial do iPhone a partir do modo Relaxar

Caso você tenha que acessar algum outro aplicativo que não adicionou entre os atalhos, pode acessar a qualquer momento apps da tela inicial. Para isso, na tela do modo Relaxar, toque em "Destacar". Em seguida, basta desbloquear o iPhone com o Face ID, arrastando o dedo pra cima, ou pelo Touch ID, pressionando o botão de início.

Toque em "Descartar" sempre que quiser acessar a tela inicial do iPhone - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Importante: lembre-se de que o modo Não Perturbe permanecerá ativado durante a programação do seu sono. Para desativá-lo, acesse a Central de Controle e, por fim, toque no botão de "meia-lua".

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.