Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

LinkedIn e Reddit prometem não monitorar os textos copiados pelo usuário no iOS

Por| 06 de Julho de 2020 às 08h50

Link copiado!

Sara Kurfeß/Pixabay
Sara Kurfeß/Pixabay

Após serem flagrados acessando sem necessidade os conteúdos da área de transferência do iOS, os responsáveis pelos aplicativos do LinkedIn e do Reddit se comprometeram a remover o “recurso”, identificado como um bug.

Apesar de revelado no começo do ano pelos pesquisadores Talal Haj Bakry e Tommy Mysk, o problema foi escancarado pelo lançamento da versão de teste do iOS 14. Um novo recurso de privacidade do sistema da Apple exibe uma notificação quando um aplicativo acessa os conteúdos da área de transferência do dispositivo.

No caso do LinkedIn, o aplicativo foi gravado acessando os textos copiados no aparelho a cada novo caractere digitado:

Continua após a publicidade

Um dos desenvolvedores do aplicativo afirmou que o acesso indiscriminado do app se deve a um bug que compara os conteúdos digitados com os disponíveis na área de trabalho. Os responsáveis não anunciaram um prazo para corrigir o problema, mas disseram que o aplicativo não armazena ou transmite os conteúdos acessados.

Reddit também se pronuncia

Outro aplicativo flagrado acessando os textos copiados do usuário foi o Reddit. Assim como no LinkedIn, o app do fórum de discussões também foi gravado acessando a área de transferência a cada caractere digitado.

Continua após a publicidade

O Reddit explicou que o problema tem origem em um recurso do editor de publicações que sugere títulos com base em endereços copiados pelo usuário.

Para o aplicativo do Reddit no iOS, a correção do bug será disponibilizada no dia 14 de julho. A empresa também afirmou que o app não armazena ou transmite os conteúdos do clipboard.

Fonte: MacRumors, TheVerge