Fontes revelam melhorias que o iOS 13 trará para os desenvolvedores na WWDC

Por Rafael Rodrigues da Silva | 22 de Abril de 2019 às 20h00
Tudo sobre

Apple

Saiba tudo sobre Apple

Ver mais

A Worldwide Developers Conference (WWDC) de 2019 acontece em junho, em mais uma edição do tradicional evento anual em que a Apple apresenta aos desenvolvedores as últimas novidades nos softwares da empresa. E mesmo que falte pouco mais de um mês para o evento, algumas fontes anônimas de dentro da empresa já adiantaram algumas coisas que podemos esperar.

Além da revelação dos novos sistemas operacionais da Apple (como o iOS 13 e o macOS 10.15), a WWDC deste ano trará algumas novidades para a Siri, aumentando a quantidade de interações que a assistente virtual poderá fazer por você. Entre as novas interações, estão a possibilidade de efetuar chamadas telefônicas, comprar ingressos para shows e eventos, anexar arquivos em uma mensagem, e até descobrir informações sobre um assento de um voo ou de qual portão do aeroporto esse voo sairá. Algumas dessas funções a Siri já executa por si, e a principal novidade seria que a assistente poderia também executá-las a pedido de um aplicativo não desenvolvido pela Apple.

A Apple também deverá aproveitar o evento para anunciar algumas melhorias para o Marzipan (a interface que permite que desenvolvedores façam o port de seus aplicativos de iOS para o macOS). Entre essas mudanças, estarão a possibilidade de esses apps utilizarem funções específicas do Mac, como a Touch Bar e a barra de menu (incluindo todos os atalhos de teclado relativos a elas). As mudanças também permitirão que o aplicativo abra diversas janelas de execução, além de permitir que aplicativos utilizem o divider para ajustar o tamanho das janelas do mesmo jeito que os apps nativos de Mac.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Outra melhoria que deverá ser apresentadas pela Apple está nos sistemas de realidade aumentada (RA), que incluirão uma nova framework para esses sistemas e um app auxiliar que ajudará desenvolvedores a criarem experiências visuais em RA. A empresa também apresentará algumas mudanças feitas especialmente para desenvolvedores de jogos, como o suporte para controles e para headsets de RA.

Os novos sistemas da Apple também trarão melhorias para aqueles desenvolvedores que trabalham com a criação de IAs. De acordo com as fontes da empresa, a Apple está desenvolvendo um novo CoreML, que permitirá que programas que utilizam aprendizado de máquina possam continuar melhorando seus algoritmos a partir da utilização do usuário — nos sistemas atuais, esses programas se mantêm estáticos após a instalação, não tendo como se aproveitar das informações de uso do aparelho para melhorar sua efetividade.

Haverá também uma melhoria na Taptic Engine, com a introdução de uma nova framework que passará a oferecer um feedback mais dinâmico para os desenvolvedores. Também será melhorado o sistema NFC do sistema (que permite, por exemplo, que se efetue pagamentos com o celular ao invés de se usar cartões), que passará a dar suporte a qualquer tag ISO7816, FeliCa ou MiFare. Atualmente, aplicativos desenvolvidos por terceiros só possuem suporte para tags NDEF.

As mudanças na framework do novo sistema operacional da Apple também permitirão que os desenvolvedores tenham acesso à função de escanear documentos (algo que hoje é exclusivo de alguns app desenvolvidos pela própria Apple), além de conseguir acessar fotos de dispositivos externos (como cartões SD) direto pelo aplicativo, sem a necessidade de abrir o app próprio de Fotos da Apple para efetuar esse acesso.

Todos essas informações deverão ser confirmadas no dia 3 de junho, quando a Apple fará a revelação do iOS 13, tvOS 13, macOS 10.15 e watchOS 6 durante a WWDC. Espera-se que as versões finais dos novos sistemas sejam disponibilizadas para o público em meados de setembro, então ainda demorará alguns meses para que os usuários consigam fazer proveito de todas essas melhorias.

Fonte: 9to5Mac

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.