Como limpar o cache e liberar memória no iPhone

Como limpar o cache e liberar memória no iPhone

Por Lucas Wetten | Editado por Guadalupe Carniel | 25 de Janeiro de 2022 às 09h55
Foto: Paul Hoenhorst (Unsplash)

Mesmo os modelos mais novos dos iPhones, com uma alta capacidade de armazenamento, podem acabar sofrendo com a falta de memória e cache acumulado simplesmente pelo uso no dia a dia. Isto não chega a ser algo incomum, mesmo em dispositivos Apple, e é igualmente simples de se resolver.

O acúmulo de aplicativos, vários dos quais muitas vezes acabamos não utilizando com a frequência que gostaríamos, gera cache e dados temporários que acabam obstruindo a memória do iPhone e impactando na sua performance geral.

Para esta situação, é possível, por exemplo, desinstalar apps do iPhone sem excluir os seus dados de fato. Fazer isto limpa o cache destes aplicativos, mantendo seus dados vinculados à sua conta do iCloud, e garante mais espaço de armazenamento no seu aparelho. No entanto, quando precisar utilizá-los, será preciso baixá-los um a um novamente da App Store.

Mas, e quanto ao cache geral do iPhone, resultado dos aplicativos que usamos diariamente no nosso cotidiano e não podemos simplesmente apagá-los, mesmo que mantendo os seus dados salvos? Existe no iOS uma maneira muito simples de limpar todo o cache do seu aparelho.

Veja abaixo como fazer para limpar o cache geral e liberar memória do seu iPhone:

Modelos de iPhone com o botão Home (até a geração 8 + SE)

  1. Feche todos os aplicativos abertos. Pela Central de Controle, desligue as conexões Bluetooth e Wi-Fi, e ative o Modo Avião;

  2. Mantenha o botão da lateral direita do iPhone pressionado para abrir a tela com as opções de desligar o aparelho, porém não selecione nenhuma delas. Mantenha pressionado o clique no botão Home por cerca de 10 segundos, ou o tempo necessário para a tela sumir e solicitar que você digite o código de acesso do seu iPhone;

  3. Agora sim, mantenha o botão da lateral direita do iPhone pressionado para abrir novamente a tela com as opções de desligar o aparelho, e selecione para desligá-lo;

  4. Aguarde um minuto com ele desligado e pronto, isto deve funcionar para limpar o cache geral e liberar a memória do seu iPhone. O simples fato de desligar o seu aparelho de vez em quando, uma vez por semana, por exemplo, já contribui bastante para limpar o cache e dados temporários acumulados. Ao religá-lo, desative o Modo Avião para poder usar o seu iPhone novamente.

Faça este processo pelo menos uma vez logo ao desinstalar apps do seu iPhone, principalmente caso se trate de um aplicativo muito grande, como plataformas sociais com cache acumulado, jogos pesados ou com gráficos detalhados. Além disto, desligar o seu dispositivo ao menos uma vez por semana ajuda a garantir que o cache geral e dados temporários acumulados dos últimos dias sejam devidamente descartados.

Modelos de iPhone sem o botão Home (desde a geração X)

Por não possui mais o botão Home, nos iPhones da nova geração não é possível executar os mesmos passos das gerações anteriores, mas há uma recomendação parecida. Confira a seguir:

  1. Feche todos os aplicativos abertos. Pela Central de Controle, desligue as conexões Bluetooth e Wi-Fi, e ative o Modo Avião;

  2. Desligue o seu aparelho, clicando no botão da lateral direita junto ao botão de aumentar volume por alguns segundos e selecionando para desligá-lo;

  3. Aguarde um minuto com ele desligado e pronto, isto deve funcionar para limpar o cache geral e liberar a memória do seu iPhone. O simples fato de desligar o seu aparelho de vez em quando, uma vez por semana, por exemplo, já contribui bastante para limpar o cache e dados temporários acumulados. Ao religá-lo, desative o Modo Avião para poder usar o seu iPhone novamente.

Faça este processo pelo menos uma vez logo ao desinstalar apps do seu iPhone, principalmente caso se trate de um aplicativo muito grande, como plataformas sociais com cache acumulado, jogos pesados ou com gráficos detalhados. Além disto, desligar o seu dispositivo ao menos uma vez por semana ajuda a garantir que o cache geral e dados temporários acumulados dos últimos dias sejam devidamente descartados.

Desinstalar x apagar app: entenda a diferença

Conforme mencionado anteriormente, é possível desinstalar um app, sem apagá-lo totalmente de fato, mantendo seus dados vinculados à sua conta do iCloud. Mas, como funciona isto? Qual a diferença exatamente desinstalar e apagar um aplicativo?

Apesar de, em ambos os casos, ser necessário baixá-lo novamente da App Store quando precisar usá-lo, a opção de desinstalar o app faz com que documentos e dados armazenados sejam mantidos no seu iPhone, ocupando um espaço mínimo, muito menor em relação ao tamanho total do aplicativo, além do fato dele não acumular mais cache ou dados temporários desta forma.

Entenda abaixo como fazer para desinstalar um app sem de fato apagá-lo totalmente:

  1. Nos Ajustes do seu iPhone, entre em "Geral" e, na tela seguinte, toque em "Armazenamento do iPhone";

  2. Na tela de armazenamento do seu iPhone, desça até a lista de aplicativos instalados em seu dispositivo, que estarão listados por ordem de tamanho, e clique em algum que deseja desinstalar sem apagá-lo;

  3. Na tela do app, selecione a opção para desinstalá-lo, e confirme a ação. Ao localizá-lo na Tela de Início do seu iPhone, você vai notar um ícone de nuvem ao lado do nome do aplicativo, o que significa que o mesmo está desinstalado.
Desinstale aplicativos ao invés de apagá-los totalmente em seu iPhone (Captura de tela: Lucas Wetten)

Limpar o cache do Safari

Por fim, uma tática que funciona também, caso você utilize o navegador nativamente padrão, o Safari, em seu iPhone, é limpar todo cache gerado e acumulado no app. Para fazer isto, siga os passos abaixo:

  1. Abra os Ajustes do seu iPhone, desça a tela e toque em "Safari";

  2. Role para baixo, encontre e clique na opção de "Limpar Histórico e Dados dos Sites";

  3. Será necessário confirmar a ação. Confirme para que todo o histórico, cache e dados dos sites sejam apagados do navegador Safari em seu iPhone.
Limpe todo o cache e dados dos sites do Safari em seu iPhone (Captura de tela: Lucas Wetten)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.