Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Após polêmicas, Apple proíbe mineração de criptomoedas na App Store

Por| 11 de Junho de 2018 às 16h16

Link copiado!

Após polêmicas, Apple proíbe mineração de criptomoedas na App Store
Após polêmicas, Apple proíbe mineração de criptomoedas na App Store
Tudo sobre Apple

Um dos problemas que surgiram junto com as criptomoedas foram os aplicativos e programas que as mineram. Isso quer dizer que um programa pode ser instalado em seu dispositivo e usar a capacidade de processamento para executar um cálculo complexo, ação chamada de minerar criptomoedas. Alguns softwares podem fazer isso sem avisar o usuário, ou escondendo nas entrelinhas dos termos e condições de uso. É exatamente esta prática que a Apple quer evitar.

A empresa atualizou as diretrizes da App Store e enfatizou que não vai permitir que programas na loja possam minerar criptomoedas em segundo plano. O anúncio foi feito durante a Worldwide Developers’ Conference (WWDC), evento da empresa para desenvolvedores realizado na última semana.

No espaço de Compatibilidade de Hardware, agora aparece explicitamente o aviso: aplicativos "não podem executar processos em segundo plano não relacionados à função, como mineração de criptomoeda".

A proposta de adicionar a mineração em segundo plano é uma iniciativa de alguns desenvolvedores como um novo modelo de negócio para apps. A ideia é que, ao utilizar o processador do usuário, elas passam a ter uma receita com criptomoedas e possam excluir o sistema de publicidade interna, por exemplo.

Continua após a publicidade

A polêmica começou quando um app para Mac chamado Calendar 2 soltou um update na Store em que adicionava um minerador chamado Monero. A ideia é de que os desenvolvedores também avisassem de forma explícita a mudança, inclusive com um novo termo de concordância. Não foi o que aconteceu.

O aplicativo de calendário comum, então, passou a derrubar o desempenho de alguns aparelhos. De acordo com a desenvolvedora isso acontecia por uma problema do programa que deveria consumir entre 10% a 20% do processamento do computador. Entretanto, o uso estava acima.

Após a inclusão, a Apple baniu o app da plataforma até que ele retirasse o minerador. A desenvolvedora se defendeu dizendo que a proposta seria uma forma de monetização para que o desenvolvedor possa disponibilizar uma versão gratuita do software, no sistema conhecido como freemium.

Fonte: Apple Dev Guidelines