Publicidade

Yahoo busca ressurreição com identidade visual totalmente repaginada

Por| 23 de Setembro de 2019 às 19h30

Link copiado!

Yahoo
Yahoo
Tudo sobre Yahoo

Se quando você passou a entrar na internet "ainda era tudo mato", certamente se lembra de um mecanismo de pesquisa que foi muito famoso no início da ascensão da banda larga: o Yahoo. Com o passar do tempo, o portal foi perdendo fôlego, mas, mesmo assim, não deixou de existir. Em outras palavras, ele ainda está lá e, nesta segunda-feira (23), a empresa decidiu começar a semana com os dois pés na porta ao apresentar uma mudança completa na identidade visual, assim como novos serviços.

Veja como ficou o novo logo da marca:

O novo logotipo do Yahoo marca a primeira reformulação da empresa desde sua grande reforma, sob a liderança da então CEO Marissa Mayer, lá em 2013, e foi feito pela Pentagram, uma empresa norte-americana de design. "A Pentagram trabalhou com o Yahoo em uma atualização de sua identidade visual que captura a personalidade exuberante da marca e a reinventa para o futuro", declara a empresa responsável pela nova identidade.

Continua após a publicidade

Em seu site oficial, a Pentagram disse que essa identidade reflete uma nova estratégia de marca para o Yahoo, focada em ajudar os usuários a encontrar uma experiência online mais personalizada e personalizada. "Nas décadas desde o lançamento do Yahoo, a Internet cresceu tanto e é onipresente que é fácil ficar sobrecarregado de informações. Com seus novos produtos, o Yahoo permitirá que os usuários analisem melhor partes irrelevantes do mundo digital, dando a eles mais controle sobre o que veem e quando o veem. A ideia é claramente visualizada no ponto de exclamação do Yahoo, um sinal de pontuação que literalmente significa amplificação".

Os designers da Pentagram trabalharam com o Yahoo para avaliar uma ampla gama de opções - algumas cuja ideia era trazer de volta o logotipo original de 1996, com toda a aleatoriedade das letras, e outras cuja ideia era trazer frescor, com uma identidade completamente nova. A equipe conduziu uma pesquisa aprofundada com funcionários e partes interessadas como parte do processo.

A Pentagram conta que o logotipo foi otimizado para funcionar em várias plataformas e escalas, desde a pequena tela de um aplicativo móvel até a lateral de um prédio. A identidade é ainda mais simplificada com um simples “y!”. A empresa explica: "Útil para ícones favoritos e mídias sociais".

Continua após a publicidade

Algumas coisas seguem mantidas, como o caso do roxo, a cor da assinatura do Yahoo desde 2003. Internamente, a mudança na identidade visual do Yahoo foi chamada de Projeto Purple. "Os designers refinaram a paleta e a tornaram mais contemporânea, selecionando um roxo primário (um tom brilhante que chamavam de 'geleia de uva' e roxos secundários 'calça do Hulk' e 'Malbec', além de cores de destaque", finaliza a empresa em questão.

Fonte: Pentagram via The Verge