Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Wikipedia encerra projeto de acesso a custo zero para países em desenvolvimento

Por| 19 de Fevereiro de 2018 às 12h06

Link copiado!

Wikipedia encerra projeto de acesso a custo zero para países em desenvolvimento
Wikipedia encerra projeto de acesso a custo zero para países em desenvolvimento

A Wikimedia Foundation decidiu encerrar o projeto Wikipedia Zero, que permitia o acesso à enciclopédia colaborativa sem cobrança de dados para usuários de países em desenvolvimento. Lançada em 2012, a iniciativa pretendia democratizar a informação e funcionava no acesso feito por celulares.

A fundação responsável pela Wikipedia fechou parcerias com operadoras de vários países da África, Ásia, Europa e América Latina — o Brasil não estava incluído no projeto. A partir de agora, entretanto, não haverá novos acordos e os existentes vão continuar até o fim dos contratos.

Segundo a Wikimedia, houve "queda significativa" no envolvimento com o projeto desde 2016, e isso dificultou a permanência do Zero.

O que a fundação percebeu é que os usuários de países em desenvolvimento têm pouco conhecimento da Wikipedia, em comparação àqueles que a acessam nos Estados Unidos e na Europa. Essa conscientização foi um dos empecilhos que impediram o projeto de ficar em pé, mesmo com o crescimento dos acessos dos locais onde havia parceria.

Continua após a publicidade

Novas ideias

Além disso, os custos de dados móveis vêm caindo nos últimos anos, e o Zero acaba não sendo mais tão necessário para os clientes das operadoras.

De qualquer forma, a Wikimedia diz que estuda conceitos semelhantes ao Wikipedia Zero e que neste ano vai testar algumas ideias.

Fonte: Engadget