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Vazamento revela segredos do algoritmo de busca do Google

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Maio de 2024 às 18h28

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Sascha Bosshard/Unsplash
Sascha Bosshard/Unsplash
Tudo sobre Google

Um vazamento recente de milhares de páginas de documentos internos do Google trouxe à tona detalhes inéditos sobre o funcionamento do seu algoritmo de busca, especialmente em relação às métricas utilizadas pela Big Tech para classificar o posicionamento dos sites na SERP — a página de resultados de pesquisas.

Os documentos, compartilhados com Rand Fishkin, um veterano da área de SEO (otimização para mecanismos de busca, em tradução direta), supostamente desmentem diversas afirmações públicas do Google sobre seu algoritmo.

Revelações sobre a Busca do Google

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Fishkin revelou que o material lhe foi enviado por uma fonte anônima, com o intuito de desmascarar as “mentiras” propagadas por funcionários da empresa em relação ao mecanismo de busca. Ele conta que teve um primeiro contato com a fonte no começo de maio, quando recebeu um e-mail com detalhes sobre a documentação de 2,5 mil páginas da API obtida de dentro do setor de busca do Google.

“Esta documentação não mostra coisas como o peso de elementos específicos no algoritmo de classificação de pesquisa, nem prova quais elementos são usados ​​nos sistemas de classificação — mas mostra detalhes incríveis sobre os dados que o Google coleta”, afirma o especialista no site SparkToro.

Entre os pontos mais críticos destacados por Fishkin estão os tipos de dados que o Google coleta e utiliza, como ele prioriza sites em tópicos sensíveis como eleições e o tratamento do algoritmo para sites com menor tráfego. Algumas informações dos documentos parecem contradizer declarações públicas de representantes do Google, o que gerou um sentimento de desconfiança na comunidade.

No site iPullRank, o especialista em SEO Mike King observou que algumas práticas mencionadas nos documentos indicam que o Google pode não estar sendo totalmente transparente sobre os critérios de classificação. Um exemplo é o uso de dados do navegador Chrome para ranquear páginas, algo que o Google sempre negou, mas que é mencionado nos documentos vazados.

“Embora eu não culpe necessariamente os representantes públicos do Google por protegerem suas informações proprietárias, não posso concordar com seus esforços para desacreditar ativamente profissionais do marketing, da tecnologia e do jornalismo que apresentaram descobertas notáveis”, escreve King.

O especialista diz ainda que toda a comunidade de SEO deve agradecer Fishkin pela análise e informa que o colega compartilhou com ele a documentação da API.

Impactos em SEO

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A indústria de SEO, que movimenta milhões ao redor do mundo, baseia-se nas diretrizes do Google para otimizar sites e melhorar o posicionamento de links na SERP. As frequentes alterações realizadas pela Big Tech no seu algoritmo de busca têm grande repercussão para os negócios com base na internet — incluindo jornalismo e marketing digital.

O impacto dessas mudanças na receita de empresas reforça a necessidade de transparência sobre os critérios de classificação utilizados pelo Google. A falta de clareza pode levar a estratégias inadequadas e resultar em prejuízos financeiros e perda de visibilidade online.

Até o momento, o Google não se pronunciou oficialmente sobre a autenticidade dos documentos.

Fonte: SparkToro, iPullRank