Publicidade

Twitch tenta mudar regras de publicidade e irrita criadores de conteúdo

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

A Twitch anunciou nesta terça-feira (06) novas regras relacionadas à exibição de publicidade pelos próprios criadores de conteúdo, que foram revogadas um dia depois devido à recepção negativa da comunidade. As medidas restringiam a veiculação de propagandas durante as lives e limitavam o tamanho de logos de patrocinadores dos streamers, em mudanças que passarim a valer em 1º de julho.

A partir da data, os criadores de conteúdo ficariam impedidos de rodar anúncios em vídeo ou áudio diretamente em suas lives ou inserir banners de propaganda durante as transmissões. Logos de patrocinadores seriam restritos a 3% do tamanho da tela, enquanto outras alternativas seguiam valendo, como o posicionamento de produtos, envio de links no chat e acordos patrocinados para transmissão de jogos e eventos.

Assim que anunciadas, as medidas foram encaradas como uma tentativa de reduzir a capacidade de os criadores de conteúdo ganharem dinheiro por si, enquanto os anúncios em vídeo da própria plataforma — considerados intrusivos — seriam privilegiados, algo evidenciado pela fala, nos termos de uso, de que a empresa tem “direito exclusivo” sobre a monetização da plataforma. Da mesma forma que medidas anteriores, como as alterações em valores de inscrições, a ideia geral foi de que a Twitch estaria tentando limitar os ganhos dos donos de canais enquanto aumenta seus próprios.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
"Não poupo palavras, acho que esta é uma situação legítima em que os criadores poderiam pensar em boicotar a Twitch e seguir para outras plataformas. Estão tornando meios comuns e inofensivos de publicidade literalmente contra os termos de uso, de forma que a Twitch possa monopolizar mais do faturamento dos streamers."

Houve até quem falasse até em boicote, enquanto criadores gigantes como Mr. Beast e Zach Bussey também se posionaram contra as mudanças. Ainda que muitas das regras, principalmente em relação à veiculação própria de anúncios, sejam semelhantes às existentes em outros serviços, a repercussão foi incrivelmente negativa e fez com que a empresa voltasse atrás rapidamente.

Horas depois de anunciar as mudanças, a Twitch vejá io a público prometer que as normas seriam revistas e, ainda nesta quarta (07), anunciou a revogação. Em pronunciamento oficial, a empresa disse ter considerado que as novas regras eram ruins para os criadores de conteúdo e também para a própria plataforma, o que motivou a remoção delas dos termos de uso atualizados.

"Ei Twitch, que tal, em vez de impedir o que os criadores fazem, ajudá-los a ganhar mais? Parece mais lógico."

O que seria uma medida para proteger os próprios anunciantes contra a concorrência irregular a partir de reclames que fossem exibidos diretamente durante os streamings caiu diante do feedback negativo da comunidade. Ao postar sobre o assunto no Twitter, a Twitch disse que não vai impedir que os criadores firmem acordos diretos com patrocinadores e que eles vão continuar com controle absoluto sobre as próprias negociações.

Novos termos também proíbem transmissão simultânea

Continua após a publicidade

Outras medidas menos comentadas, diante do impacto da principal delas, também podem entrar no caminho de grandes criadores da plataforma e ainda não há confirmação se continuam valendo ou também serão abandonadas. Em seus novos termos de uso, a Twitch também proíbe parcialmente o que chama de “simulcasting”, a transmissão simultânea de conteúdo ao vivo em mais de uma plataforma.

A não ser em casos em que exista autorização por escrito, os criadores ficam proibidos de exibir seu conteúdo ao mesmo tempo em plataformas “baseadas na web”, o que seria o caso de serviços como YouTube e Trovo, por exemplo. Serviços focados na experiência mobile, como TikTok e Instagram, são permitidos, ainda que os nomes específicos de plataformas não tenham sido indicados diretamente.

"Ontem, liberamos novas regras de conteúdo patrocinado que impactavam sua habilidade de trabalhar com patrocinadores e aumentar as receitas oriundas de streaming. Estas normas são ruins para vocês e ruins para a Twitch, estamos as removendo imediatamente."
Continua após a publicidade

Criadores maiores, considerados “parceiros” da Twitch, já tinham restrições quanto a transmissões simultâneas; agora, a mudança será aplicada a todos os canais monetizados da plataforma. Por outro lado, também para todos, foi revogada a norma que permitia a publicação de gravações de lives em outras plataformas apenas um dia depois da transmissão ao vivo; agora, elas podem ser postadas assim que finalizadas no próprio serviço.