Publicidade

Site mostra em segundos se uma palavra leva crase ou não

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  |  • 

Compartilhe:
Captura de tela/Canaltech
Captura de tela/Canaltech

O site temcrase.com foi lançado para solucionar uma das maiores dificuldades do português: saber quais palavras levam crase ou não. Em geral, muita gente recorre ao Google para tirar essa dúvida, mas agora há uma página confiável para saber se devem ou não "crasear" um trecho.

O TemCrase é fruto do trabalho do desenvolvedor Gabriel Nunes, que estava cansado de procurar em sites que não davam uma resposta direta ou satisfatória. Além disso, a maioria das páginas que se dedica a explicar regras gramaticais são muito técnicas, o que dificulta a compreensão de quem só deseja receber um "sim" ou "não".

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A solução criada por ele é bastante simples: há um campo que deve ser preenchido com a palavra duvidosa. A resposta é direta — sim ou não — e seguida por uma breve explicação para quem deseja compreender porque a crase deve estar presente naquela construção.

Quando não consegue trazer uma resposta imediata, a página é sincera e diz que não sabe, mas que os robôs vão colocá-la na lista para o desenvolvedor analisar sua inclusão.

Como funciona o temcrase.com?

Quem descobrir a resposta certa poderá adicionar a construção correta no banco de dados por meio do link "ajude a melhorar" no rodapé. Essa tabela é pública e pode ser melhorada por qualquer pessoa de boa vontade, conforme o pedido do próprio Nunes.

Por ser um site novo, o banco de dados ainda está em formação, portanto a página não consegue solucionar todas as dúvidas, principalmente em construções maiores. Para solucionar isso, você pode apenas pegar o trecho menor, onde não sabe se tem a crase, para facilitar a compreensão do algoritmo.

O site é gratuito e não contém cookies, rastreadores ou anúncios. Nunes conta com a ajuda de uma amiga redatora, mas não possui equipe de apoio nem nada disso. Depois que o post dele viralizou no LinkedIn, mais pessoas surgiram para se voluntariar no aprimoramento do TemCrase, em especial professores de português.

A crase é usada quando é necessário juntar a preposição "a" com o artigo feminino "a". Para que os textos não precisassem usar duas letras repetidas, nem deixar de identificá-las corretamente, os gramáticos criaram o sinal gráfico para indicar visualmente essa supressão.

Continua após a publicidade

Se você ainda tem dúvida, vá "à página" ou "a página" temcrase.com e descubra como usar a crase corretamente nas suas construções do dia a dia.

Fonte: Tilt