Site compara custo de vida entre cidades do mundo inteiro

Por Nathan Vieira | 07 de Agosto de 2019 às 19h00

Você já se questionou sobre o custo de vida em cidades de outros países lugares do mundo, como o Japão ou a França? Os desenvolvedores de um site chamado Expatistan tiveram em mente essa exata questão e decidiram trazer à tona um comparador, capaz de não só informar quanto custa para morar em outra cidade, como também colocar duas delas, lado a lado, para que se possa chegar à conclusão de qual é a mais cara para morar.

O site, que está disponível apenas em inglês ou espanhol, conta com mais de 2,3 mil cidades em seu banco de dados, distribuídas em 227 países. Para que as informações sobre o custo de vida dessas cidades fosse as mais precisas possível, o comparador teve a contribuição de mais de 328 mil usuários em torno de itens como moradia, alimentação, vestuário, saúde, transporte e entretenimento. "O que nos torna únicos é que coletamos os preços que usamos para calcular nosso índice de custo de vida de visitantes como você. Naturalmente, quanto mais dados forem inseridos, mais preciso será o índice e os cálculos", explica a página, que convida o visitante a inserir os dados sobre a cidade em que vive.

Como funciona o Expatistan

Para verificar se uma cidade é mais cara de se morar do que outra, a plataforma conta com duas barrinhas de pesquisa que devem ser preenchidas com o nome das cidades a serem comparadas. Depois de preenchê-las, basta clicar em "Compare!" que a plataforma te redireciona para outra página.

O site pede para colocar as duas cidades para fazer a comparação (Foto: Captura de tela/Expatistan)

Redirecionado, o visitante se depara com a conclusão que o site tira depois de comparar inúmeros fatores entre as duas cidades, analisando cada categoria. No caso da comparação entre Paris e São Paulo, por exemplo, o Expatistan aponta que a alimentação em Paris é 89% mais cara que em São Paulo, e conclui que morar na capital francesa é 62% mais caro.

O site analisa itens como moradia, alimentação, vestuário, saúde, transporte e entretenimento (Foto: Captura de tela/Expatistan)

A proposta do Expatistan, no geral, é ajudar alguém que está planejando fazer uma mudança. Outro recurso do site em questão é dizer quanto uma pessoa precisa por mês para morar em determinada cidade. Para a realização desse cálculo, a página pede algumas informações, como a cidade em que você está morando atualmente, a cidade para a qual deseja se mudar e o salário líquido atual. 

Fonte: GenBeta

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.