Publicidade

Sinestesia: plataforma mostra qual é a cor do seu nome

Por| 18 de Fevereiro de 2020 às 15h50

Link copiado!

Sinestesia: plataforma mostra qual é a cor do seu nome
Sinestesia: plataforma mostra qual é a cor do seu nome

Você já ouviu falar de sinestesia? É o nome que se dá para a relação de planos sensoriais diferentes: Por exemplo, o gosto com o cheiro, ou a visão com o tato. Se já tiver acontecido de você ouvir um determinado som e pensar em alguma cor ou se você associar números a uma cor, por exemplo, significa que você também tem. Com isso em mente, nesta segunda (17), uma mulher norte-americana chamada Bernadette Sheridan resolveu transformar a própria sinestesia em uma plataforma, cuja premissa é mostrar a cor que ela enxerga nos nomes das pessoas.

Por meio da página Elemental, Bernadette explicou como é que funciona a sua sinestesia: quando conhece novas pessoas, ela simplesmente se distrai, contando o número de letras no nome e visualizando as cores de cada letra. Depois de muitos anos lutando para descrever visualmente a sua sinestesia, ela criou o site Synesthesia.Me, que apresenta retratos geométricos simples dessas combinações de cores. As renderizações específicas são baseadas no alfabeto de cores de sinestesia de Bernadette.

"O que eu mais amo nesse projeto é que ele me permite ver não apenas as letras individuais, mas também ilustrações compostas de nomes que ouço todos os dias. Enquanto eu construí o site, fiquei repetidamente impressionada com a aparência "correta" dos nomes quando os exibi na minha frente. Repetidas vezes, os nomes pareciam aparecer em mim como sendo perfeitamente certos", escreveu a criadora do site na página Elemental.

Continua após a publicidade

Bernadette também expõe que nomes com mais de oito letras se misturam no seu cérebro, e é como se seu cérebro dissesse "sim, chega, entendi" e abreviasse o padrão de cores, dando ênfase às vogais e consoantes dominantes.

A plataforma

O site inclui um ferramenta interativa para ver como é o seu nome ou qualquer outro nome. Basta digitar a palavra em questão e, à medida que você digita, a visualização "sinestesia" do seu nome aparece dinamicamente na tela. Então que tal testar para ver como é a sua paleta de cores e ver se ela combina com o seu gosto ou não? A equipe do Canaltech já testou o nome do site. Veja como ele fica segundo a concepção sinestésica de Bernadette:

Continua após a publicidade

Fonte: Elemental