Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Renovação da CNH já pode ser feita online em São Paulo

Por| 28 de Junho de 2019 às 13h35

Link copiado!

Renovação da CNH já pode ser feita online em São Paulo
Renovação da CNH já pode ser feita online em São Paulo

Já está disponível a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) via requerimento online no portal do Detran-SP, segundo anúncio feito nesta quinta-feira (27) pela área de imprensa do Governo do Estado de São Paulo. A novidade já pode ser usada em 85 cidades do Estado e elimina a necessidade do condutor comparecer ao Detran, como era feito no processo antigo.

Por meio do site do órgão, o motorista que necessitar renovar a sua habilitação preenche um formulário e o envia via sistema. A partir daí, serão reaproveitados os dados da sua última coleta biométrica — foto, assinatura e impressões digitais — para emitir uma nova CNH.

Para receber o novo documento, o requerimento preenchido pelo usuário pede que ele informe o endereço residencial ou de entrega de sua preferência, e os Correios se encarregam de conduzir o processo até o motorista. É importante ressaltar, porém, que existe a cobrança de uma taxa, no valor de R$ 54,77.

Continua após a publicidade

E não precisa do Detran?

Sim e não. O processo online pode ser utilizado por uma pessoa cuja habilitação esteja dentro de 30 dias do próximo vencimento da documentação, desde que esta apresente foto, dados biométricos coletados e sem alteração de informações. Em casos diferenciados — habilitação suspensa ou cassada, mudança de nome ou endereço residencial ou primeira coleta biométrica —, o processo antigo e presencial ainda vale, e o condutor deverá se dirigir a uma unidade do Detran-SP.

A ideia da emissão online da CNH é justamente a de aliviar a carga de atendimento do órgão controlador de trânsito no Estado, deixando-o mais livre para os casos atípicos citados acima. Mais além, fazer o requerimento online facilita a vida de quem tem a rotina mais atribulada a ponto de ter dificuldades para se deslocar a uma unidade do departamento mais próxima.

“Antes, o motorista tinha de se deslocar três vezes até uma unidade do Detran de São Paulo para confirmar os dados e a biometria, retornar com o laudo médico e, por fim, retirar o documento. Agora, isso acabou”, explica Jânio Loiola, diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran de São Paulo.

Continua após a publicidade

Segundo os dados do governo, mensalmente o Detran é responsável por mais de 300 mil renovações, fazendo com que o serviço corresponda a mais de 50% das demandas do órgão. O serviço online se encontra disponível para condutores habilitados nas categorias A (moto), B (automóvel) e A/B. Juntas, elas representam 82% do total de 24 milhões de habilitações registradas no Estado.

O site do governo de São Paulo tem uma lista com todos os municípios do Estado onde o serviço online está disponível.

Fonte: Governo do Estado de SP; Detran