Renovação da CNH já pode ser feita online em São Paulo

Por Rafael Arbulu | 28 de Junho de 2019 às 13h35

Já está disponível a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) via requerimento online no portal do Detran-SP, segundo anúncio feito nesta quinta-feira (27) pela área de imprensa do Governo do Estado de São Paulo. A novidade já pode ser usada em 85 cidades do Estado e elimina a necessidade do condutor comparecer ao Detran, como era feito no processo antigo.

Por meio do site do órgão, o motorista que necessitar renovar a sua habilitação preenche um formulário e o envia via sistema. A partir daí, serão reaproveitados os dados da sua última coleta biométrica — foto, assinatura e impressões digitais — para emitir uma nova CNH.

Para receber o novo documento, o requerimento preenchido pelo usuário pede que ele informe o endereço residencial ou de entrega de sua preferência, e os Correios se encarregam de conduzir o processo até o motorista. É importante ressaltar, porém, que existe a cobrança de uma taxa, no valor de R$ 54,77.

Serviço de renovação da CNH agora pode ser feito online em SP

E não precisa do Detran?

Sim e não. O processo online pode ser utilizado por uma pessoa cuja habilitação esteja dentro de 30 dias do próximo vencimento da documentação, desde que esta apresente foto, dados biométricos coletados e sem alteração de informações. Em casos diferenciados — habilitação suspensa ou cassada, mudança de nome ou endereço residencial ou primeira coleta biométrica —, o processo antigo e presencial ainda vale, e o condutor deverá se dirigir a uma unidade do Detran-SP.

A ideia da emissão online da CNH é justamente a de aliviar a carga de atendimento do órgão controlador de trânsito no Estado, deixando-o mais livre para os casos atípicos citados acima. Mais além, fazer o requerimento online facilita a vida de quem tem a rotina mais atribulada a ponto de ter dificuldades para se deslocar a uma unidade do departamento mais próxima.

“Antes, o motorista tinha de se deslocar três vezes até uma unidade do Detran de São Paulo para confirmar os dados e a biometria, retornar com o laudo médico e, por fim, retirar o documento. Agora, isso acabou”, explica Jânio Loiola, diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran de São Paulo.

Segundo os dados do governo, mensalmente o Detran é responsável por mais de 300 mil renovações, fazendo com que o serviço corresponda a mais de 50% das demandas do órgão. O serviço online se encontra disponível para condutores habilitados nas categorias A (moto), B (automóvel) e A/B. Juntas, elas representam 82% do total de 24 milhões de habilitações registradas no Estado.

O site do governo de São Paulo tem uma lista com todos os municípios do Estado onde o serviço online está disponível.

Fonte: Governo do Estado de SP; Detran

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.