Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Reformulação do Gmail permite interagir com o conteúdo sem sair do inbox

Por| 26 de Março de 2019 às 20h20

Link copiado!

Divulgação / Google
Divulgação / Google
Tudo sobre Google

A Google adicionou nesta terça-feira (26) o recurso de e-mails dinâmicos ao Gmail. Isso permite que os usuários possam interagir com o conteúdo de suas mensagens sem serem direcionados para outra página, mantendo-se ali na caixa de entrada mesmo.

Será possível responder a convites para eventos, preencher formulários, navegar por conteúdos online e até responder comentários no Google Docs sem deixar o inbox. O recurso foi criado a partir da tecnologia AMP (Páginas Móveis Aceleradas, em tradução livre).

"Na última década, nossas experiências na web mudaram enormemente — evoluindo de conteúdo estático para aplicativos interativos. No entanto, o e-mail permaneceu em grande parte o mesmo com mensagens estáticas que, eventualmente, ficam desatualizadas ou são apenas um trampolim para realizar uma tarefa mais complexa", comentou a Google em seu blog oficial.

De acordo com a empresa, os e-mails dinâmicos podem até ser atualizados automaticamente para mostrar as informações mais recentes. Assim, se você recebe o e-mail de um e-commerce com ofertas, por exemplo, os preços e produtos podem ser atualizados pela empresa — mesmo depois que o usuário abriu a mensagem. O e-mail é sinalizado para alertar sobre as novas informações.

Continua após a publicidade

A função pode ser útil para a atualização sobre voos, notícias, previsão do tempo, preço de ações e entrega de encomendas.

A Google garante a segurança do novo recurso e diz que apenas remetentes aprovados podem enviar e-mails baseados em AMP. Por enquanto, a lista de aprovações inclui as americanas Booking.com, Despegar, Doodle, Ecwid, Freshworks, Nexxt, OYO Rooms, Pinterest e redBus. Essas empresas poderão utilizar o recurso a partir da próxima semana, inclusive.

O Pinterest, por exemplo, vai permitir que usuários descubram novos conteúdos e salvem imagens a partir do Gmail:

Continua após a publicidade

Já com os e-mails dinâmicos do OYO Rooms, o usuário consegue navegar por hotéis e locações recomendadas, e ver os detalhes do local em poucos cliques:

E com o Doodle, é possível responder a convites sem abrir outro site:

Continua após a publicidade

A função de e-mails dinâmicos ainda não está disponível para celulares. Segundo a Google, o suporte "chegará em breve". Quem quiser, pode desativar o recurso acessando o menu de Configurações.

Fonte: GoogleAndroid Authority