Ranking do IBGE: nomes curiosos de brasileiros viralizam nas redes sociais
Por Clara Pitanga |

O ranking de nomes e sobrenomes mais populares no Brasil viralizou nas redes sociais. Mas um assunto tem dado o que falar entre os stories e posts dos últimos dias: personagens de séries, filmes, jogadores de futebol e divas pop que serviram de inspiração para muitas mães e muitos pais na hora de registrarem seus filhos.
- Cresce para 69% o número de idosos que acessam internet no Brasil, diz IBGE
- IBGE lança mapa-múndi de cabeça para baixo e explica polêmica: “foi proposital”
A seguir, confira as reações do levantamento do Censo 2022 nas redes sociais:
Personagens da ficção
Personagens das telonas inspiraram muitos papais e mamães por aí. Entre eles, fãs de Naruto: segundo o IBGE, há 400 Hinatas pelo país.
Entre 2020 e 2019, 38 bebês foram batizados com o nome de “Khaleesi”, e pelo menos 20 receberam o nome de “Daenerys”, em referência à personagem de Game of Thrones.
Star Wars também é destaque entre os nomes escolhidos, com “Anakin” sendo o nome escolhido para registrar pelo menos 162 pessoas. Já “Gohan”, de Dragon Ball Z, pode até ser considerado um nome “popular”, com 184 registros.
Fãs de Harry Potter também não ficam de fora: “Hermione”, nome de uma das personagens principais, soma 40 registros no país. Já quem prefere histórias de detetives pode ter se inspirado nas peripécias de Sherlock Holmes para batizar o filho — “Sherlock” é o nome de batismo de pelo menos 26 pessoas.
Há, ainda, os fãs de quadrinhos, que podem ter usado algumas inspirações dos universos DC e Marvel para dar nomes aos seus bebês. “Marvel”, inclusive, é o nome de registro de 126 pessoas no país. Já “Batman” é o sobrenome de pelo menos 32 pessoas no Brasil.
“Eleven” também aparece no Censo, com pelo menos 35 registros como primeiro nome no país. Seria essa uma homenagem à personagem Millie Bobby Brown em Stranger Things?
Divas pop e jogadores de futebol também estão em alta
Divas pop como Madonna e Britney, também fazem sucesso no país, com 36 e 308 registros, respectivamente. No Brasil, também há 60 pessoas chamadas Alok, como observado em uma publicação no X.
Já os jogadores de futebol são sucesso entre os homens, com Neymar, Maradona e Pelé sendo os preferidos, com registros somando 2.443, 128 e 75, respectivamente.
Leia mais do Canaltech:
- Spotify agora te mostra as músicas que você mais ouviu na semana
- Candidato é pego dirigindo sem CNH ao chegar para fazer prova teórica no DF
- Popó e Wanderlei Silva se tornam aliados em campanha 11.11 do AliExpress
VÍDEO: Saiba tudo sobre a Black Friday 2025 do Canaltech