Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quem é Loab, a mulher que "assombra" as imagens criadas por IA

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Setembro de 2022 às 15h46

Link copiado!

Reprodução/Supercomposite
Reprodução/Supercomposite

O músico sueco e artista de inteligência artificial (IA) conhecido como Supercomposite postou algumas imagens perturbadoras no Twitter. As figuras retratam uma mulher assustadora, com bochechas vermelhas e olhos escuros e profundos batizada de “Loab”.

Segundo ele, esses modelos que viralizaram na internet foram gerados por uma ferramenta de IA que transforma texto em imagem — parecida com o DALL-E 2, da OpenAI, ou o Imagen, do Google. O sistema exato utilizado durante o experimento, porém, não foi revelado pelo artista.

Continua após a publicidade

“Eu comecei digitando a palavra “brando” e usei o que os especialistas chamam de pesos negativos de prompt para pedir que o gerador de imagens criasse o oposto do que eu havia escrito. Em resposta ao termo brando, a ferramenta criou uma figura que parecia um logotipo, onde era possível ler “DIGITA PNTICS”, explicou o músico no Twitter.

Loab

Quando Supercomposite usou a mesma técnica dos pesos negativos com as palavras que apareciam no logotipo criado pela ferramenta de inteligência artificial, o resultado foi a imagem da Loab, a mulher assustadora que parece fazer parte do subconsciente do sistema da IA.

Continua após a publicidade

Segundo especialistas, essas imagens podem estar atreladas ao chamado “espaço latente” — um local que compreende as bordas da memória de um modelo de aprendizado profundo — que pode ser a indicação do que se passa dentro do cérebro de uma IA, capaz de gerar figuras com base em entradas de texto.

“O espaço latente é como se você estivesse explorando um mapa com diferentes conceitos na IA. Um prompt funciona como uma seta que lhe diz o quão longe caminhar neste mapa conceitual e em qual direção. Porém, se esse prompt for negativo, você é levado o mais longe possível do termo inserido inicialmente”, disse Supercomposite ao site CNET.

Anomalia ou arte?

Ao misturar outras imagens geradas pela IA com as fotos da Loab, o artista obteve figuras ainda mais assustadoras, macabras e sangrentas, com seres humanos sem cabeça e crianças com rostos horríveis surgindo dos cálculos matemáticos realizados pela inteligência artificial.

Continua após a publicidade

Depois dessa experiência fantasmagórica, Supercomposite classificou os resultados como uma espécie de arte, que mostra o lado obscuro de um cérebro virtual, mas que também revela as fraquezas de um sistema de IA, principalmente se ele for usado para fins maliciosos ou de gosto duvidoso.

“A Loab deixa evidente como o cérebro de uma IA funciona, com todos os seus defeitos e incertezas. Para muita gente essas imagens são como um show de horrores. Para mim, elas se parecem mais com uma pessoa comum, apenas muito triste e perdida em sua essência”, justificou Supercomposite no Twitter.