Quem é Giacomo Leopardi, poeta homenageado pelo Google nesta quinta (29)
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |

Hoje (29), o Google celebra o 225° aniversário do ensaísta Giacomo Leopardi. Conhecido como um dos melhores escritores poetas italianos do século XIX, ele começou sua jornada literária já na infância escrevendo composições poéticas aos 10 anos.
- Os 10 melhores jogos do Google Doodle
- Quem é a artista por trás do Doodle do Dia Internacional da Mulher?
Nascido em 29 de junho de 1798, na cidade provincial Recanati, Leopardi aproveitou boa parte da infância da biblioteca do pai, o conde Monaldo. Ele se tornou fluente em latim, grego antigo e hebreu ainda novo, processo fundamental para torná-lo filólogo, dedicado ao estudo da linguagem por meio de fontes históricas escritas.
Aos 10 anos, Leopardi começou a tecer suas primeiras composições poéticas, tanto em italiano quanto em latim, e algumas das suas reflexões filosóficas. Seu pai admirava muito essas obras e insistia em exibi-las em reuniões literárias promovidas na casa da família.
Poeta e filósofo
Leopardi escreveu artigos filosóficos, manifestos e poesias, como Pompeo in Egitto, L'appressamento della morte, Inno a Nettuno, e Le rimembranze. Uma de suas últimas obras foi Operette morali, uma coleção de reflexões filosóficas escritas com ironia.
Os principais temas das obras de Leopardi envolviam reflexões profundas sobre a existência humana, patriotismo e amor não correspondido, sendo ele um dos precursores do Existencialismo.
Leopardi morreu enquanto passava pela França, em 1837, aos 38 anos.