Quem é Dina Di, a brasileira homenageada no Doodle do Google neste sábado

Quem é Dina Di, a brasileira homenageada no Doodle do Google neste sábado

Por Douglas Ciriaco | 19 de Fevereiro de 2022 às 00h33
Reprodução/Google

O Google homenageia neste sábado (19) a rapper brasileira Dina Di, nome artístico da paulistana Viviane Lopes Matie, nascida em Campinas e que completaria hoje 46 anos de idade.

Nascida em 1976, a artista começou sua carreira no rap muito cedo, ainda aos 13 anos de idade, em 1989. Dina Di foi a líder e vocalista do grupo de rap Visão de Rua, que fez sucesso considerável a partir do fim dos anos 90, e é uma pioneira da história do rap brasileiro feito por mulheres.

Dina Di é uma das maiores rappers brasileiras de todos os tempos (Imagem: Reprodução/Google)

A cantora contraiu infecção hospitalar em 2010, ao dar à luz a sua primeira filha, Aline, nascida em 2 de março daquele ano. Apenas 18 dias depois, em 20 de março de 2010, a rapper brasileira faleceu aos 34 anos de idade.

Dina Di tratava em suas letras de temas como violência urbana, sexismo e racismo e lançou seis discos entre 1997 e 2007 junto com o Visão de Rua. Premiada e reconhecida como a primeira mulher a fazer grande sucesso no rap no Brasil, ela é costumeiramente tratada como a maior rapper brasileira de todos os tempos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.