Qual internet móvel é a mais rápida do Brasil até agora em 2021? Confira

Qual internet móvel é a mais rápida do Brasil até agora em 2021? Confira

Por Felipe Gugelmin | Editado por Claudio Yuge | 23 de Julho de 2021 às 19h00
Reprodução

A nPerf divulgou na última quinta-feira (22) a mais recente edição de seu Barômetro, que ajuda a medir a qualidade e velocidade da internet móvel no Brasil. Avaliando quesitos como taxa de sucesso nas conexões, de download e upload e latência, a empresa criou um quadro completo de quais as operadoras que oferecem os melhores serviços a seus clientes.

Analisadas todas as áreas, a Claro surge como a empresa que oferece a maior velocidade média de download (24.87 Mbps), upload (7.32 Mbps) e de sucesso nas conexões (75,53%). O único quesito em que a operadora não é superada é na latência — enquanto ela entrega uma média de 70.75 ms, a VIVO se saiu melhor nos testes com 57.85 ms.

Imagem: Divulgação/nPerf

Os resultados foram obtidos a partir de avaliações realizadas pelos próprios consumidores, que podem fazer os testes de velocidade a partir de seus navegadores — clique aqui para acessar a página do Canaltech que oferece a opção — ou do app da nPerf para smartphones.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

As mais de 404 mil medições aconteceram entre os dias 1 de janeiro e 30 de junho deste ano, a partir de dispositivos usados pelo público em geral. Entre os critérios estavam desempenho de velocidade, navegação e exibição de streaming, que passaram por 190.741, 117.970 e 30.176 testes, respectivamente. Assim, conforme demonstra o gráfico abaixo, não houve uma distribuição uniforme no número de aparelhos ligados às operadoras analisadas pelo estudo. O montante de avaliações foi dividido de acordo com o percentual abaixo.

Divisão da quantidade de aparelhos analisados ligados às operadoras (Imagem: Divulgação/nPerf)

Claro se destaca

Segundo a análise, a Claro se mostrou como a líder indiscutível nos principais quesitos, atingindo a velocidade média de 23,87 Mbps em seus downloads. A empresa que chega mais perto é a VIVO (18.04 Mbps), enquanto a Oi surge na última posição, com média de 9.55 Mbps. A boa notícia é que, em média, as velocidades de conexão aumentaram em 44% em comparação com o mesmo período de 2020.

Imagem: Divulgação/nPerf

Na disputa da latência, as operadoras apresentaram um desempenho mais equilibrado — a exceção foi a Vivo, que apresentou uma média de 57.85 ms. Em seguida vieram a TIM (66.7 ms), a Claro (70.75 ms) e a Oi, 76.76 ms. Nesse quesito, quanto menor o valor obtido, melhor: isso significa que há um período de tempo mais curto entre o envio de dados de uma máquina e sua chegada aos servidores.

Imagem: Divulgação/nPerf

Entre os apontamentos feitos pela nPerf está um destaque positivo para a TIM, que ofereceu a melhor taxa de ligação usando sinais 4G durante o primeiro semestre de 2021. Segundo a pesquisa, apesar das melhorias testemunhadas em relação a 2021, a qualidade das conexões ainda não alcançou os níveis anteriores ao primeiro semestre de 2020, quando sofreram uma redução considerável graças ao maior uso de dados pela população resultante do confinamento gerado pela COVID-19.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.