Problema global na nuvem da Amazon dá ao mundo um dia de folga e sem tecnologia
Por Melissa Cruz Cossetti |

Há quem sempre veja o copo meio cheio… Na última segunda-feira (20), apesar dos prejuízos causados globalmente, o mundo viveu um dia atípico — e, por que não, mais agradável — em função da falha na nuvem da Amazon. A resposta está nas redes sociais, em vários idiomas.
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Há relatos de trabalhadores e alunos que foram mandados para casa, exames e atendimentos médicos e veterinários não emergenciais que foram adiados e máquinas de café e lâmpadas que tiveram que ser ligadas manualmente. Parece piada, mas é que muita gente já vive uma vida bastante automatizada com a Alexa, com rotinas diárias desde o acordar. Desta vez, foi diferente.
A falha no serviço de computação em nuvem Amazon Web Services (AWS) derrubou centenas de aplicativos e sites, deixando milhões de usuários sem acesso a ferramentas de entretenimento, mas também de trabalho. A pane na plataforma atingiu cerca de duas mil empresas, incluindo aplicativos de redes sociais e jogos famosos como o Snapchat, o Roblox, o Signal e até o Duolingo, além de serviços da própria Amazon, como o aplicativo de streaming Prime Video.
No Brasil, aplicações de alcance nacional como MercadoLivre e MercadoPago apresentaram problemas durante o período. O PicPay também saiu do ar, gerando reclamações nas redes.
Para o usuário final, sites e jogos foram restaurados logo após algumas horas, mas outros sistemas dependentes da AWS ainda apresentaram problemas ao longo do dia. Foi só durante a noite que a Amazon informou que havia "retornado às operações normais" da nuvem.
Foi neste cenário que surgiram algumas consequências inesperadas, como um dia de folga.
Funcionários da Amazon no TikTok
Trabalhadores da própria Amazon postaram vídeos deles mesmos no TikTok aproveitando um dia de trabalho “mais tranquilo”, dançando ou se alongando em armazéns paralisados, enquanto outros disseram à CNN que foram mandados para casa por não ter o que fazer no momento.
“Fomos mandados para casa porque os sistemas deles não conseguiam nos registrar ou liberar o pagamento. Por causa da interrupção [na AWS], não há como saber se nós, 80 aqui, seremos pagos", disse James, do Texas, que trabalha com entregas e logística no Amazon Flex.
Alexa de folga
Enquanto a Alexa é uma ferramenta incrível de acessibilidade para pessoas com deficiência e necessidades especiais, ela é usada também por quem tem preguiça de apertar botões ou mesmo de preparar um café. É o caso de alguns dos reclamantes no X e no Reddit.
“Devido à queda da Amazon, a Alexa não estava funcionando esta manhã, então tive que sair da cama no escuro, cambaleando, encontrar o caminho até a cozinha e ligar a cafeteira MANUALMENTE. Não consigo viver assim. Vocês podem continuar sem mim”, publicaram.
E não foi só a Alexa que não compareceu ao serviço. O Amazon Prime Video, serviço de streaming da big tech, também não funcionou, assim como o varejo apresentou problemas.
Se você estava preocupado com o seu progresso no Duolingo. Fique tranquilo. O passarinho verde deu uma trégua nas cobranças e garantiu que a sequência está salva.
Contudo, não apenas serviços de entretenimento ou uso pessoal paralisaram, usuários de ferramentas de trabalho como Canva, Slack e Zoom também tiveram que se adaptar ou parar.
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Fonte: The Guardian