Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Precursor da internet, Larry Roberts morre aos 81 anos

Por| 31 de Dezembro de 2018 às 12h48

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Larry Roberts, conhecido por ser o "padrinho" da internet, morreu no último dia 26 de dezembro, aos 81 anos. Gerente de programa da ARPAnet, tecnologia precursora da internet, o cientista da computação desempenhou um papel essencial nas decisões sobre a forma na qual a web se comportaria.

Roberts se interessou pelo conceito do que viria a ser a internet ainda nos anos 1960 depois de assistir a uma apresentação de J.C.R. Licklider sobre "redes de computadores intergalácticos".

Até que, então, Robert Taylor, chefe de gabinete de processamento de informação da ARPA, buscava por alguém disposto a ajudar a ligar os computadores de pesquisa da empresa, escolhendo Roberts como o arquiteto principal. Depois de algumas tentativas, finalmente a ARPAnet foi implementada com sucesso.

Após deixar a ARPA em 1973, Roberts ajudou a comercializar a tecnologia de comutação de pacotes através de sua empresa, a Telenet, e passou grande parte de sua carreira se esforçando em melhorar a qualidade das redes de internet.

Continua após a publicidade

Roberts deixa uma grande influência na forma em que a internet é usada e se desempenha hoje.

Fonte: Endgaget