PodPesquisa 2018 procura traçar perfil do ouvinte de podcast no Brasil

Por Wagner Wakka | 18 de Julho de 2018 às 21h40

A Associação Brasileira de Podcasters (ABPod) está realizando a PodPesquisa 2018, um levantamento sobre a mídia no Brasil. Criada em 2008 e com edições em 2009 e 2014, a proposta agora é não só traçar o perfil do ouvinte de podcast no país, bem como também conhecer quem produz e quem são os não-ouvintes dos conteúdos em áudio.

“Todas as pesquisas anteriores foram fontes de referência sobre a audiência de podcasts nacionais, e a partir da edição de 2009 a pesquisa gerou relatórios de comparações entre o resultado final e os resultados específicos dos podcasts participantes, ajudando a identificar o perfil dos ouvintes e enriquecendo o mídia kit dos primeiros podcasts comerciais”, explica o site oficial.

Para isso, quaisquer pessoas podem responder um simples questionário com perguntas que vão desde comportamento e hábitos de consumo a tempo médio de audição. Importante salientar que ceder informações pessoais não é necessário para participar desta pesquisa.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

“A PodPesquisa é instrumento fundamental para compreensão do crescimento e penetração da mídia podcast, que tem se revelado ferramenta inigualável de engajamento dos ouvintes”, informa o presidente interino da ABPod, Luciano Pires.

O questionário fica aberto para as respostas até o dia 15 de agosto pelo site oficial da Associação. Depois disso, as informações serão tabuladas e divulgadas para o público, apresentando um perfil sobre o cenário do podcast no país. Ainda, aos produtores de conteúdo, no final da pesquisa há um formulário de filiação à ABPod. A fim de incentivar os integrantes, a Associação vai fornecer um relatório com as citações relacionadas ao podcasts exclusivamente para os filiados.

De acordo com últimos dados do Twitter oficial da PodPesquisa 2018, a quantidade de respostas já ultrapassa os 5.700. Em 2014, foram um total de 16.197 participantes nos 88 dias de questionário aberto.

Passado

A PodPesquisa 2014 revelou que o ouvinte de podcast no Brasil, naquela época, escutava em média 5 podcasts regularmente, somando cerca de 8 horas semanais de consumo. Os principais temas são relacionados a Humor e Entretenimento (86,30%), TV, Séries e Cinema (68,66%), Games (62,42%) e Tecnologia (59,44%).

Para o ouvinte brasileiro, o ideal é de que um programa tenha mais de 90 minutos (47,55% das respostas) e com frequência semanal (85,21%). O perfil predominante do ouvinte no Brasil é masculino, na casa dos 25 anos, solteiro e com nível escolar universitário.

Canaltech

Vale lembrar que o Canatech também tem podcasts. Se você é um ouvinte nosso e quer indicar que escuta os programas da casa na PodPesquisa, é importante lembrar que não basta citar apenas o Canaltech, mas preencher com os nomes dos programas. Isto é, colocar CT News ou Porta 101 ali.

Se você não conhece os programas do Canaltech, basta visitar a nossa aba podcast ou fazer uma busca no seu agregador preferido.

Fonte: Abpod

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.