Google Imagens: como usar todos os recursos da pesquisa por fotos

Por Ariane Velasco | 26 de Maio de 2020 às 18h00
Rock Content
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

A pesquisa de fotos do Google, também conhecida como busca por imagens, é uma ferramenta muito útil para quem deseja encontrar imagens com características específicas ou que remetem a um mesmo objeto. Existem diversos truques que facilitam (e muito) a navegação pelas imagens do Google e permitem encontrar imagens livres de direitos autorais ou filtrar os resultados por cor (como buscar somente por imagens azuis ou brancas).

Pesquisa de fotos do Google: filtro de cores e tamanhos

Você sabia que é possível pesquisar por imagens que tenham uma só cor predominante? Para isso, basta digitar o nome do que está sendo buscado e clicar em “Ferramentas”. Na opção “Cor”, você pode selecionar 12 opções diferentes para filtrar os resultados das fotos, além de poder escolher imagens em preto e branco ou com fundo transparente.

Além disso, você também pode filtrar as imagens buscadas por tamanho. É só selecionar a opção ao lado das cores disponíveis e escolher entre “Grande”, “Média” ou “ìcone”, para fotos bem pequenas.

Pesquisa de fotos do Google: escolha fotos pequenas, médias ou grandes (Captura de tela: Ariane Velasco)

Pesquisa de fotos do Google: pesquisa de imagens por direitos de uso

Se você costuma utilizar imagens do Google, com certeza sabe que nem todas podem ser usadas livremente por conta de seus direitos autorais. Felizmente, é possível filtrar sua pesquisa para evitar problemas do tipo. Para isso, é só selecionar “Direitos de uso” e selecionar uma entre as seguintes opções:

  • Marcadas para reutilização com modificação: imagens que podem ser usadas e modificadas livremente;
  • Marcadas para reutilização: imagens que só podem ser reutilizadas;
  • Marcadas para reutilização não comercial com modificação: imagens que podem ser usadas e modificadas, porém não para fins comerciais;
  • Marcadas para reutilização não comercial: imagens que podem ser somente reutilizadas para fins não comerciais.
Pesquise por fotos livres de direitos autorais no Google (Captura de tela: Ariane Velasco)

Pesquisa de fotos do Google: filtros para publicações recentes

Se você acha que os truques para filtrar as pesquisas de fotos no Google acabaram por aí, se engana: também é possível encontrar imagens que foram postadas no último ano, mês, na última semana ou nas últimas 24 horas. Isso ajuda a encontrar registros recentes caso a data seja um requisito para a utilização da imagem.

Procurando por imagens recentes? Ative o filtro do Google (Captura de tela: Ariane Velasco)

Pesquisa de fotos do Google: pesquisa reversa por fotos no Google

O Google Imagens também permite fazer pesquisas reversas, ou seja, incluindo uma imagem na barra de buscas ao invés de palavras para encontrar resultados que sejam visualmente semelhantes. Para fazer isso, basta arrastar uma imagem para a barra de pesquisas e aguardar até que os resultados apareçam.

Depois, você pode usar os filtros de tamanho, data ou direito autorais caso queira, ou caso seja necessário. Você também pode fazer a pesquisa clicando sobre a foto com o botão direito do mouse e escolhendo a opção “Pesquisar imagem no Google”.

A pesquisa por fotos reversas no Google mostra imagens visualmente semelhantes (Captura de tela: Ariane Velasco)

Pesquisa de fotos do Google: busca avançada

Sua pesquisa por fotos do Google também pode contar com a ferramenta de busca avançada para exibir resultados ainda mais precisos. Para isso, é só clicar em “Configurações”, ao lado de “Ferramentas”, e selecionar “Pesquisa avançada”.

Na tela que aparecer, você poderá inserir expressões ou frases exatas, palavras, região onde a foto deve ter sido tirada ou publicada, site, SafeSearch (que oculta imagens inapropriadas), cores e, é claro, direitos de uso. Após especificar os detalhes que achar relevantes, clique no botão azul.

A pesquisa avançada permite acessar todos os filtros de uma vez (Captura de tela: Ariane Velasco)

Pesquisa de fotos do Google: fotos com filtro de segurança

O SafeSearch é ideal para quem tem crianças em casa e deseja ocultar imagens com conteúdo inapropriado dos resultados. A ferramenta pode ser acessada logo no canto superior da tela, através da opção “Filtrar resultados com conteúdo explícito”. Vale lembrar que é importante selecionar essa opção em todas as contas do Google que sejam utilizadas pela criança.

Ative o SafeSearch para excluir fotos explícitas dos resultados (Captura de tela: Ariane Velasco)

Pesquisa de fotos do Google: busca por termos relacionados

Ao pesquisar por um termo na pesquisa de fotos do Google, uma série de palavras aparecem sobre os resultados, cada uma delas representando termos semelhantes que já foram buscados por outros usuários e exibem categorias de tamanhos de imagens, locais, sites onde as imagens podem ser encontradas e uma série de características. Para navegar entre os termos, basta clicar sobre cada um deles.

Clique sobre os termos da pesquisa por fotos para mudar os resultados (Captura de tela: Ariane Velasco)

Você sabia que existiam tantas opções de filtros e truques para pesquisas de fotos do Google? Conhece outros? Conte pra gente nos comentários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.