Peppa Pig é censurada na China e considerada "ícone de subversão"

Por Joyce Macedo | 01 de Maio de 2018 às 13h57

Desde o último final de semana, usuários do Douyin, uma plataforma chinesa de compartilhamento de vídeos curtos, começaram a notar que vídeos relacionados ao desenho animado Peppa Pig desaparecem do aplicativo. De acordo com o The Global Times, cerca de 30 mil vídeos foram removidos da plataforma.

As imagens desaparecidas estavam identificadas com a hashtag #PeppaPig, mas agora quem usa este termo para realizar buscas no Douyin não encontra mais o conteúdo que estava disponível anteriormente. Para tentar burlar o bloqueio, usuários começaram a postar conteúdo com  hashtags alternativas, como #Piggypiggy e #Peppapeppa.

De acordo com o The Verge, um aviso no Douyin mostra que qualquer tipo de meme envolvendo a personagem será banido da plataforma – que já exclui imagens envolvendo nudez, armas e pregações religiosas.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O desenho da porquinha cor de rosa chegou ao mercado chinês em 2015, mas apenas no final de 2017 começou a viralizar no país. O aumento da popularidade da Peppa fez com que alguns pais se queixassem de que seus filhos estavam viciados no desenho, o que levou a algumas discussões generalizadas.

Toda essa comoção fez com que a porquinha se tornasse um ícone da subcultura na China, ou seja, representa algo contrário ao valor da cultura dominante no país. De acordo com especialistas chineses, Peppa Pig representa um espírito de inovação, mas também pode influenciar de forma negativa os jovens "que abusarem dessa subcultura".

Se você acha que a Peppa é o primeiro desenho a sofrer com as sanções chinesas, saiba que no ano passado o governo bloqueou pesquisas relacionadas ao Ursinho Pooh, por supostamente se parecer com o presidente Xi Jinping.

Fonte: The Global Times, The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.