Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é WordPress? Tudo sobre o sistema de gerenciamento de sites

Por Redação | 12 de Dezembro de 2023 às 08h00

Link copiado!

PUBLIEDITORIAL
Pixabay
Pixabay

O WordPress é um CMS (sigla em inglês para sistema de gerenciamento de conteúdo), ou seja, uma plataforma para publicação de conteúdo online. Ele é bastante popular em todo o mundo, sendo usado por páginas com diferentes tamanhos e finalidades.

Criado em 2003, o sistema é atualizado desde então e se tornou popular especialmente pela gratuidade e por ser fácil de usar. Ele já inclui linguagens de programação e toda a estrutura interna pronta para que você se preocupe apenas com o conteúdo em si e em como personalizar a página da forma mais apropriada ao seu negócio.

O que é WordPress?

Você já parou para pensar em como notícias, fotos e produtos são adicionados a um site? Geralmente, a pessoa que administra a página da web usa um CMS para isso: o sistema pode atuar como a “ponte” necessária para gerenciar todos os aspectos da página, como a parte visual, conexão aos servidores e o conteúdo publicado.

Existem várias opções de CMS, mas o WordPress surge como uma alternativa prática, barata, rápida e versátil na hora de criar uma página da web, pois concentra todos os recursos necessários para a isso numa interface intuitiva.

WordPress é bom?

Sem dúvida é, e a grande popularidade do WordPress, que o destaca como a principal ferramenta para publicação e gerenciamento de sites da atualidade, deixa isso bem claro. O serviço foi criado inicialmente para administrar blogs, mas se tornou um verdadeiro coringa na internet graças à sua estrutura em código aberto, com suporte e atualizações da comunidade, e a compatibilidade com plugins fazem com que o sistema seja usado para sites de diferentes tamanhos e segmentos, como portfólios, veículos jornalísticos, espaços corporativos e lojas online.

A Casa Branca (sede do governo dos EUA), a NASA, o PlayStation Blog, o New York Post e a loja online do Walmart são apenas alguns dos milhares de exemplos de grande porte que usam o WordPress. No entanto, vale reforçar que não são só os gigantes que usam essa estrutura: ela também é a primeira opção para muitas lojas e blogs de diferentes tamanhos — estima-se 43% dos sites de toda a internet rodam sobre WordPress, de acordo com dados do Zippia.

WordPress é gratuito?

O WordPress.com possui uma versão gratuita, mas também oferece planos adaptados conforme para cada demanda, como site pessoal, página de negócios, lojas e espaços corporativos. Este é a opção ideal para quem quer uma solução pronta, mas mais "amarrada" ao que o WP oferece.

O modelo gratuito, por exemplo, acompanha um pacote de temas e padrões, funções para editar o layout, páginas e usuários ilimitados, opção para criar newsletter com CSS, usuários ilimitados para a moderação, entre outros recursos. Os planos pagos incluem todo o pacote, adicionam um domínio personalizado e trazem novas funções, como uma experiência sem anúncios e mais protocolos de segurança.

Porém, é no WordPress.org que a magia completa acontece. A plataforma pode ser baixada gratuitamente e precisa ser instalada em um servidor externo onde você consegue tirar proveito de tudo o que ela oferece — confira uma lista de vantagens logo abaixo. Neste caso, é possível recorrer a domínio próprio e serviço de hospedagem estável e seguro externos para que tudo funcione sem engasgos, e a Hostinger oferece soluções avançadas, adaptáveis e acessíveis para todas as necessidades.

Vantagens de usar o WordPress

É lógico que o uso depende muito do que você deseja alcançar com o site, mas trata-se de um dos sistemas mais versáteis que existem no mercado, então com certeza alguma das soluções oferecidas por ele vai ser útil para o que você precisa.

O acervo de plugins da plataforma é um de seus principais diferenciais, pois permite direcionar uma página para praticamente qualquer finalidade. Além disso, esse pacotão dá acesso a funções extras que ajudam no ranqueamento do site em mecanismos de busca (SEO), criam chatbots de suporte e estrutura para vendas, protocolos de segurança e muito mais.

Outras vantagens do WordPress incluem:

  • Plataforma em código aberto;
  • Instalação gratuita;
  • Atualizações constantes do sistema;
  • Interface personalizável;
  • Suporte a plugins;
  • Indicado para sites de diferentes categorias e tamanhos;
  • Mecanismos nativos de segurança.

Qual a melhor hospedagem WordPress?

Hospedagem é o processo usado para manter um site no ar a partir da conexão com um servidor: o provedor responsável “aluga” um espaço no servidor e aplica as tecnologias necessárias para que ele seja acessado pelo público — depois disso, o proprietário da página usa um CMS para cuidar de toda a personalização do espaço.

Para que seu site WordPress funcione bem, é necessário ter um servidor robusto, capaz de aguentar um grande número de acessos e todos os arquivos exibidos na página independentemente do ramo do seu negócio.

A Hostinger oferece soluções completas para hospedagem de sites no WordPress, e mesmo os planos básicos disponibilizam a instalação rápida do sistema, atualizações automáticas e todo o suporte para migrar um site já existente para lá.

Existem opções para testar novas ferramentas, atualizar o CMS para receber novos recursos e correções de segurança, proteção de dados por backup e acesso a todas as ferramentas para desenvolvedores.

A Hostinger tem ainda à sua disposição um criador de sites, um gerador de nome de empresa (usado para encontrar o nome ideal para a marca e destacá-lo na Web), e uma inteligência artificial dedicada a personalizar a interface e criar conteúdos.

🛒 Confira os planos da Hostinger e tenha acesso a todas as ferramentas de hospedagem WordPress.