Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é servidor Apache?

Por| 24 de Outubro de 2014 às 14h48

Link copiado!

O que é servidor Apache?
O que é servidor Apache?
Tudo sobre Apache

Criado em 1995 por Rob McCool, na época funcionário da NCSA (National Center for Supercomputing Applications), o servidor Apache ou Servidor HTTP Apache é o mais bem sucedido servidor web livre que existe. Trata-se de um servidor web muito popular, utilizado principalmente no Linux.

Assim como qualquer servidor do tipo, o Apache é responsável por disponibilizar páginas e todos os recursos que podem ser acessados pelo internauta. Envio de e-mails, mensagens, compras online e diversas outras funções podem ser executadas graças a servidores como o Apache. O que vale destacar no Apache é que, apesar de tudo, ele é distribuído sob a licença GNU, ou seja, é gratuito e pode ser estudado e modificado através de seu código fonte por qualquer pessoa.

Uma pesquisa realizada em dezembro de 2007 revelou que o servidor Apache representa cerca de 47,20% dos servidores ativos no mundo. Esse número aumentou em maio de 2012, quando foi constatado que o Apache servia aproximadamente 54,68% de todos os sites e 66% dos milhões de sites mais movimentados do mundo.

Parceria Canaltech e Umbler: Crie sua conta e ganhe R$ 100 em créditos para sites e e-mails. Fácil e sem compromisso ;)

Continua após a publicidade

A Apache Software Foundation é a responsável pelo projeto, além de desenvolver e trabalhar com outras tecnologias de transmissão via web, processamento de dados e execução de aplicativos distribuídos. Aliás, o termo que nomeia o servidor e a empresa responsável por ele faz referência à nação Apache, uma tribo de nativos americanos que possuía grande resistência e estratégias superiores em combate. O significado do nome seria uma alusão à resistência da comunidade do software livre aos ataques de interesses privados de alguns setores e corporações. O significado do nome também discorre sobre a estabilidade do servidor e a sua diversidade de ferramentas e recursos que são capazes de lidar com qualquer tipo de solicitação executada na web.

A respeito do nome ainda existem duas outras razões do servidor ser chamado de Apache. A primeira delas, refutada pela Fundação, é de que o nome estaria relacionado a "patchy server", que em inglês significa algo como servidor remendado ou melhoria do software. A outra explicação diz respeito ao lançamento do Tomcat, que é um sistema auxiliar ao Apache. Tomcat, na verdade, é o nome de uma aeronave norte-americana e Apache é o nome de um helicóptero de ataque estadunidense.

O servidor Apache é compatível com o protocolo HTTP versão 1.13. Suas funcionalidades são mantidas através de uma estrutura de módulos, o que permite que os usuários escrevam seus próprios módulos por meio da API do software. Ele está disponibilizado para Windows, Novell Netware, OS/2 e outros sistemas do padrão POSIX, como o Unix e o Linux, onde é amplamente utilizado.

Com relação ao hardware para suporte ao servidor, tudo depende de sua aplicação. Contudo, um computador com processador Pentium e 64 MB de memória RAM já é capaz de executá-lo sem grandes problemas em um ambiente corporativo pequeno. Os computadores disponíveis no mercado, então, são mais do que capazes de colocar um servidor Apache em funcionamento, lembrando, logicamente, que depende-se de sua utilização.

Continua após a publicidade

O Apache dispõe de um módulo denominado de mod_ssl, o qual adiciona a capacidade do servidor de atender solicitações usando o protocolo HTTPS. Este protocolo faz uso da camada SSL para a criptografia de todos os dados transferidos, proporcionando maior segurança entre o tráfego de dados entre cliente e servidor.