O que é ping?

Por Redação

Ping ou latência é um comando que serve para testar a conectividade entre equipamentos de uma rede utilizando o protocolo ICMP. A palavra "ping" é a abreviação do termo em inglês "Packet Internet Network Grouper", que significa algo como "Agrupador de Pacotes da Internet". Esse comando basicamente envia dados para esses equipamentos e fica aguardando respostas. Ele está disponível em praticamente todos os sistemas operacionais utilizados atualmente.

O seu funcionamento envolve o envio de pacotes para o equipamento de destino e "fiscaliza" o tempo de resposta. Se o equipamento de destino estiver em funcionamento, a resposta, ou "pong" (referindo-se ao jogo ping-pong), é enviada para o computador que enviou o ping. Dessa forma, é possível saber se o tempo foi alto ou não.

É importante ressaltar que, apesar da analogia com o jogo de ping-pong, segundo o autor da ferramenta, Mike Muuss, o objetivo ao dar o nome era fazer uma comparação com o som de um sonar.

O envio do ping geralmente envolve vários aspectos como o tamanho do pacote utilizado, o nome do equipamento "pingado", o tempo de vida e a latência, além do número de sequência do pacote ICMP. Todos esses tempos são dados em milissegundos (ms). De maneira prática, quanto menor o valor registrado no ping, mais rápida é a sua conexão. Para jogos online, ter o ping em um estado equilibrado ou baixo influencia significativamente na qualidade da jogabilidade, que pode apresentar atrasos e problemas de conexão caso ele esteja alto demais.

A partir de 2003, o ping começou a perder utilidade, visto que muitos provedores ativaram filtros para proteger os computadores de worms e outros malefícios que usam requisições do comando para derrubar e apagar servidores. Nas redes residenciais, o ping ainda é utilizado com alguma frequência, ainda que a interferência de roteadores possa bloquear o protocolo utilizado pelo ping e prever resultados incorretos.

Faça o teste

Para realizar o teste, basta executar o prompt de comando do computador abrindo o Menu Iniciar ou a ferramenta de pesquisa do sistema e digitar "cmd" pressionando Enter logo após. Dentro do prompt, digite o termo "ping" juntamente do endereço do site ou servidor que você deseja acessar para a medição.

Ping

Depois de pressionar Enter e aguardar por alguns instantes, o prompt irá exibir informações sobre o tempo de resposta e os pacotes enviados e recebidos. Caso o número de pacotes perdidos não seja 0, isso já indica que a sua conexão pode estar com problemas. No final das informações é possível visualizar a média do ping em milissegundos com base nos testes realizados.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.