O Blogger ainda está vivo — ganhando alguns recursos e perdendo vários outros

Por Ramon de Souza | 16 de Maio de 2018 às 08h43
Medium
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Você se lembra do Blogger, aquele serviço da Google que lhe permitia criar um blog de graça e ainda oferecia um subdomínio de brinde no diretório blogspot.com? Pois bem, ele continua vivo e operando. Claro, é bem possível que a Gigante das Buscas tenha reduzido sua estrutura a uma equipe composta por duas pessoas, mas ainda assim é curioso saber que a plataforma continua no ar. E, adivinhe — ela acaba de ganhar alguns recursos novos (embora tenha perdido várias funcionalidades clássicas).

As novidades com certeza vão fazer você ficar com vontade de voltar ao serviço: suporte para múltiplas contas (uau!), widgets de integração com o Google+ em HTML e infraestrutura hospedada no Cloud Spanner, um serviço de computação na nuvem da Google. E… Bom, é isso aí. A empresa também prometeu uma ferramenta de gerenciamento de vídeos para um futuro próximo, mas não deu uma data específica para que essa feature inovadora vá ao ar.

Por outro lado, a empresa fez uma limpa no Blogger: retirou suporte a widgets de terceiros (adeus, SocialFeed!), eliminou a seção “Próximo Blog” e em breve vai fechar o suporte ao OpenID e ao TextCube. Visto que, hoje em dia, a maioria dos blogs são gerenciados em plataformas mais modernas (incluindo o Wordpress e o Squarespace), é pouco provável que o serviço tenha um número de usuários grande o suficiente para que alguém se importe com tais mudanças.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

E você, ainda utiliza o saudoso Blogger?

Fonte: TechCrunch

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.