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Novos filtros do Gmail facilitarão busca por mensagens e anexos

Por| 20 de Fevereiro de 2020 às 12h12

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Admita: ninguém organiza a caixa de entrada direito. E na hora de buscar um documento, arquivo ou conversa antiga, a caixa de busca é nossa melhor aliada. É por isso que o Google anunciou uma mudança completa nessa funcionalidade no Gmail, adicionando botões que facilitam o acesso às ferramentas já disponíveis e adicionando novas, que funcionam para achar determinados anexos ou excluir alguns tipos de conversas.

Até agora, e de forma quase inexplicável, os filtros do Gmail funcionam predominantemente como códigos que devem ser incluídos na caixa de busca ou, então, exigiam o acesso a uma interface avançada e cheia de campos para serem preenchidos. Com a mudança, comandos que indicam a vontade de achar e-mails com arquivos anexos, que estejam dentro de um determinado período e que contenham certas palavras, por exemplo, passam a aparecer sob a barra de busca, bastando um clique para que sejam aplicados.

Como normalmente acontece, os filtros já existentes podem ser usados de forma combinada e, agora, também por exclusão. Será possível fazer pesquisas que deixem de lado o chat ou mensagens que possuam anexos ou não, de acordo com a vontade do usuário. A ideia é limitar ao máximo o escopo das buscas, algo que quem usa o Gmail há anos e tem milhares de mensagens arquivadas sabe ser bem necessário.

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Com o tempo, claro, algoritmos de inteligência artificial passarão a identificar as necessidades de cada um e substituirá os botões padronizados de pesquisa com elementos mais úteis e próximos da utilização de cada um. A função de pesquisa avançada continuará existindo, mas a ideia é que ela seja ainda menos usada devido à complexidade, com os novos recursos dando conta do recado.

Usuários do G Suite, o pacote de aplicativos do Google para clientes empresariais, são os primeiros a receberem as novidades, que começou a ser liberada nesta semana. O lançamento acontece aos poucos e, de acordo com a empresa, deve levar 15 dias até que todos os utilizadores estejam com os botões e novos recursos disponíveis em sua interface.

Depois, afirma o Google, é a vez dos usuários comuns, que devem ganhar os botões assim que a disponibilização para o mundo corporativo chegar ao fim. Uma data prevista, entretanto, não foi dada, mas, como sempre, as novidades devem ser liberadas aos poucos, em ondas que levam em conta país, idioma e demais requisitos. A empresa apenas confirma que essa liberação geral “não deve demorar”.

Fonte: Google