Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova falha no AWS derruba Amazon, Mercado Livre e mais nesta quarta (22)

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Dezembro de 2021 às 10h36

Link copiado!

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay
Tudo sobre Amazon

O Amazon Web Services (AWS), a principal plataforma de computação em nuvem do mundo, apresentou falha mais uma vez nesta quarta-feira (22) e gerou mais um dia de caos online. Como resultado, vários dos serviços que dele dependem sofreram todo tipo de instabilidade.

Segundo comunicado da própria Amazon, publicado na página de status do AWS, um de seus datacenters na região US-EAST-1, no leste dos Estados Unidos, mais especificamente na Virginia do Norte, sofreu com uma queda de energia. O problema começou a ser investigado por volta das 9h30 do horário de Brasília, segundo a empresa.

O site Down Detector, que reconhece os momentos em que essas falhas acontecem graças ao forte fluxo de usuários pesquisando se um serviço está fora do ar, confirma a instabilidade. O pico de reclamações acontece por volta das 9h no horário de Brasília.

Continua após a publicidade

O impacto foi sentido em aplicativos como Asana, Trello e Slack. Também passaram por dificuldades a Epic Game Store, o Mercado Livre, Udemy e HBO. Cada um deles apresenta falhas distintas, dependendo do uso que fazem do AWS.

De acordo com a Amazon, a energia foi restaurada no datacenter afetado por volta das 11h10, e, aos poucos, os serviços afetados começaram ser normalizados.

Terceira falha em três semanas

Continua após a publicidade

Apesar de ocupar um espaço nobre no mercado de computação em nuvem como liderança indiscutível do setor, as últimas semanas foram conturbadas para o AWS. No dia 7 de dezembro, uma falha na região US-EAST-1 afetou múltiplos serviços, mesmo para quem estava fora dos Estados Unidos. Entre eles estavam iFood, Disney+ e os jogos da Riot Games, como Valorant e League of Legends.

Além disso, no dia 15 de dezembro, uma nova falha no AWS levou consigo a Playstation Network e muitos outros jogos: League of Legends, Valorant e Wild Rift, Apex Legends e os servidores da Electronic Arts. A Twitch, que pertence à Amazon, também foi afetada.