Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova extensão promete acabar de vez com o compartilhamento de imagens falsas

Por| 21 de Agosto de 2018 às 08h30

Link copiado!

público
público

Um dos problemas mais complicados dos últimos anos é o das chamadas fake news. Todos os dias, milhares de informações falsas são compartilhadas pela internet, dificultando o relacionamento entre usuários, que muitas vezes acreditam estar compartilhando fatos e não invenções.

Mas Ash Bhat e Rohan Phadte, dois estudantes da Universidade da Califórnia, podem ter a resposta para evitar o compartilhamento de imagens falsas. A dupla criou um plugin chamado SurfSafe que faz a verificação instantânea de fotos selecionadas em mais de 100 sites de notícias responsáveis e organizações de checagem. O objetivo é encontrar as montagens antes mesmo de elas serem compartilhadas.

O sistema funciona de maneira simples: ao navegar com o cursor por uma foto, o SurfSafe faz uma busca pelas impressões digitais daquela imagem em toda sua base de dados, procurando por alguma equivalência. O algoritmo tenta, então, encontrar qual é o registro mais antigo existente para aquela imagem na internet. Caso encontre algo, ele mostrará a imagem original do lado direito da tela. Depois disso, os usuários poderão marcar a imagem selecionada como montagem, fora de contexto ou pura propaganda.

Cada marcação ajudará o algoritmo a se tornar mais eficiente e exato, fazendo com que o plugin se torne melhor e mais efetivo na busca por montagens conforme mais pessoas forem usando. Isso acontece porque o plugin armazena todas as impressões digitais de cada imagem analisada, procurando pela menor modificação em qualquer parte do código.

Continua após a publicidade

Os criadores acreditam que, caso consigam uma base de algumas centenas de usuários durante o primeiro ano, a base de dados do programa ultrapassará as 100 bilhões de impressões distintas, tornando-o uma espécie de "antivírus para imagens da internet".

O SurfSafe já está disponível e usuários do Chrome podem fazer o download direto da loja de extensões do navegador.

Fonte: The Next Web