Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ministério da Saúde lança canal de verificação no WhatsApp contra fake news

Por| 27 de Agosto de 2018 às 20h15

Link copiado!

ra2studio/Depositphotos
ra2studio/Depositphotos

Com o avanço de notícias falsas sobre questões de vacinação e outros assuntos de saúde pública, o Ministério da Saúde criou um serviço em que usuários podem checar informações sobre saúde pelo WhatsApp.

Chamada de Saúde Sem Fake News, a campanha coloca profissionais em um canal direto com o usuário para checagem de informações pela rede social. A ideia funciona da seguinte forma: basta que adicione o número (61) 99289-4640 a seus contatos e envie, pelo WhatsApp, um link, informações ou foto para verificação. A partir dos recebimentos das mensagens, o conteúdo é apurado junto às áreas técnicas do órgão e devolvido ao cidadão com um carimbo que informa se é fake news ou não.

Cada notícia analisada pelo time também será disponibilizada no portal do Ministério da Saúde. “As notícias falsas são uma praga da modernidade. Vêm sendo usadas de toda forma para manipular, enganar, iludir, prejudicar. No caso da saúde, é muito mais grave, porque a notícia falsa mata. Então, o novo canal do Ministério da Saúde chega para servir como uma nova e poderosa camada de segurança na informação sobre saúde pública, com a vantagem de ter sido criado especificamente para o WhatsApp, que é o principal veículo de transmissão das notícias falsas”, explica o diretor de Comunicação Social do Ministério da Saúde, Ugo Braga.

Continua após a publicidade

O Ministério também alerta para o conteúdo destas informações mentirosas. As fake news vão desde vacinas que matam, até disseminação de supostos tratamentos milagrosos para doenças graves como câncer.

O canal é exclusivo para o recebimento de fake news e não deve ser utilizado como um serviço de atendimento ao cidadão, sendo que tais dados podem ser encontrados no número 136, ou nas secretarias municipais e estaduais de saúde.

Fonte: Ministério da Saúde