Publicidade

Microsoft reconhece que agiu errado sobre cultura de código aberto

Por| 18 de Maio de 2020 às 23h00

Link copiado!

ComputerWorld
ComputerWorld
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft assumiu que estava errada sobre a cultura de tecnologias em código aberto. Em evento virtual do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), o presidente da empresa, Brad Smith, reconheceu o atraso da companhia sobre o tema, afirmando que estavam do “lado errado da história”.

Para entender o contexto desta frase, é preciso voltar a 2001. Em uma entrevista, o então CEO da Microsoft, Steve Ballmer, chamou o sistema operacional Linux de “câncer de propriedade intelectual”. A década foi palco de discussões sobre o quão era vantajoso ou não abrir uma tecnologia para a comunidade de desenvolvedores.

Passados pouco menos de 20 anos, agora, Smith vai na linha contrária. “A Microsoft estava do lado errado da história quando o código aberto explodiu ni início do século e posso dizer isso pessoalmente”, conta o executivo. Com 25 anos de carreira da empresa, ele foi um dos advogados responsáveis por combater tecnologias de código aberto relacionado a produtos da Microsoft. Por isso, o caráter pessoal de seu cometário. “A boa notícia é que, se você vive o bastante, pode aprender que você precisa mudar”, completou no evento.

Não só o presidente, como a empresa também mudou a postura sobre o assunto. Atualmente, conta com publicações no GitHub e se posiciona como a empresa que mais colabora com projetos open source em todo o mundo. Com isso, a Microsoft está lançando uma atualização do Windows 10 que permite usar o Linux para que desenvolvedores não precisem ter dois sistemas operacionais no PC.

Continua após a publicidade

A empresa também trabalhou com a comunidade em código aberto do Chromium para fazer a nova versão do Edge lançado no ano passado. Ou seja, de fato, a companhia está buscando voltar no passado no quesito comunidade open source.

A apresentação de Smith está disponível no site do MIT.

Continua após a publicidade

Fonte: MIT