Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Máquina do Tempo | Como era o visual antigo do site da Steam

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Agosto de 2023 às 14h00

Link copiado!

Divulgação/Steam
Divulgação/Steam

Se você é fã de jogos para computadores, pode mergulhar na nostalgia e revisitar a aparência antiga do site da Steam. A transformação da plataforma na web revela quanto o formato de distribuição digital de jogos mudou nas últimas duas décadas.

Como era o visual do site da Steam

A Valve Corporation lançou a Steam em setembro de 2003 como uma plataforma digital de distribuição de jogos para computador. Inicialmente, ela era apenas um servidor de jogos criados pela própria Valve que enviava atualizações automáticas aos jogadores.

Continua após a publicidade

Com o passar dos anos, a Steam ganhou popularidade e aumentou a oferta de jogos em uma loja virtual. Além disso, a plataforma passou a oferecer recursos como comunidades online, chat, conquistas e modificações.

Steam em 2002

Apesar de ter sido oficialmente lançada em 2003, a Valve já havia desenvolvido um site para a Steam no ano anterior. A página era simples, com finalidade de oferecer informações sobre a plataforma, mostrar novidades e permitir o download do software.

Steam em 2004

No ano de 2004, a plataforma online da Steam começou a disponibilizar os jogos criados pela Valve em um formato simples de loja virtual. Para comprar e fazer o download de um jogo, era necessário fazer o cadastro no site.

Steam em 2006

Continua após a publicidade

Em 2006, a Steam começou a oferecer um catálogo maior, com jogos de outros estúdios. Embora a estrutura do layout do site mantivesse uma semelhança com os anos anteriores, os banners dos games eram bastante evidentes na página.

Steam em 2008

Em 2008, o layout do site da Steam passou por uma reformulação significativa. O novo design apresentava imagens e menus mais bem estruturados, que aproveitavam de forma mais eficiente o espaço na tela. Além disso, foi a primeira vez que surgiu a seção com destaque para os jogos mais populares, os melhores avaliados, as novidades e as prévias.

Continua após a publicidade

Steam em 2014

Em 2014, o site da Steam passou por uma modificação de design que o deixou com estrutura semelhante à usada atualmente. O novo layout adotou uma abordagem mais simplificada, com a inclusão de um banner de destaque localizado no centro da página e a adição de um menu lateral para facilitar a navegação dos usuários.

Continua após a publicidade

Caso queira aprender mais recursos disponibilizados pela plataforma, confira como jogar jogos da Steam na nuvem.