Publicidade

Inventor da World Wide Web teme pelo futuro da internet

Por| 17 de Novembro de 2017 às 18h46

Link copiado!

Inventor da World Wide Web teme pelo futuro da internet
Inventor da World Wide Web teme pelo futuro da internet

"O sistema está falhando". É assim que Tim Berners-Lee, o inventor da World Wide Web, enxerga a internet atual, e teme pelo seu futuro, se as coisas seguirem o caminho atual. Ainda assim, ele acredita ser um otimista com relação ao futuro da rede.

Questões como a reversão das proteções de neutralidade de rede, a proliferação de notícias falsas nas redes sociais, a maneira que a publicidade tem sido conduzida no ambiente virtual e a crescente polarização da web são as que mais incomodam Lee. Sua visão de "uma plataforma aberta que permite a qualquer pessoa compartilhar informações, oportunidades de acesso e colaborar através dos limites geográficos" vem sendo desafiada por grandes corporações, que dominam os serviços online com algoritmos um tanto quanto controversos.

"Nós temos que ranger os dentes e segurar a cerca, garantindo que a web nos levará a coisas maravilhosas", declarou. "As pessoas estão sendo distorcidas por bots muito bem treinados que descobrem como distraí-las", disse, ainda, sobre como os usuários de serviços virtuais são bombardeados por publicidade direcionada, sendo que há plataformas que oferecem a criadores de conteúdo uma parte dessa receita publicitária. Esse incentivo financeiro leva a muitos usuários, especialmente jovens, a publicar notícias falsas ou, no mínimo, sensacionalistas, para atrair uma grande quantidade de acesso.

Lee disse, ainda, que "a forma como a receita de anúncios funciona com clickbbaits não está cumprindo o objetivo de ajudar a humanidade a promover a verdade e a democracia, então estou preocupado". Mas ele acredita que ainda não seja tarde demais para reverter esse cenário, desde que as pessoas desafiem o status quo.

Continua após a publicidade

"Um dos problemas com as mudanças climáticas é fazer com que as pessoas percebam que isso é criado pelas pessoas. O mesmo acontece com as redes sociais – elas são feitas pelo homem. Se eles não estão servindo a humanidade, eles podem e devem ser mudados", declarou. Lee segue firme e forte na opinião de que a internet deva continuar sendo um espaço aberto, sem que seja preciso pedir permissões para se expressar livremente.

O inventor da web acredita que as grandes empresas que controlam o acesso à internet representam uma ameaça à inovação. "O gás é uma utilidade, assim como a água limpa, e a conectividade também deveria ser encarada dessa forma. Ela é parte da vida, e não devem ter um controle sobre o que você usa", encerrou Lee.

Fonte: The Guardian